Carnaval movimenta a Economia
Nosso carnaval já caiu nas graças dos foliões e atraiu pessoas de quase 400 cidades

Administrar a casa e nosso dia a dia é uma tarefa que nos desafia com frequência para termos paz e dar tranquilidade às pessoas que dependem da gente.
Imagine administrar uma cidade com mais de meio milhão de habitantes, pois, além do desafio, exige responsabilidade, integridade e cuidado com as pessoas que aqui vivem. Quando fui convencido a ser prefeito, tive a certeza que deveria aceitar este desafio, porque nasci em Rio Preto e nunca entendi como uma cidade deste porte com gente honesta e trabalhadora, mesmo com a pujança, vivia uma mesmice sem projetos futuros e parada no tempo.
Quando começamos o governo em janeiro do ano passado, como todos sabem, o caixa não era dos melhores e foi preciso ajustar cada centavo para devolver saúde financeira ao município e graças a nossa política de saneamento das contas, estamos fazendo suplementação de recurso em diversas áreas de governo, inclusive a Cultura.
Citei a Cultura para desconstruir narrativas e explicar mais uma vez a decisão de fazer o Carnaval além dos blocos, com shows gratuitos para a população.
Nos bloquinhos e no Recinto de Exposições com o Carnavirou, nosso carnaval já caiu nas graças dos foliões e atraiu pessoas de quase 400 cidades de todos os estados e, com isso, a economia local se fortalece com milhões de reais movimentados em nossos bares, restaurantes, shoppings, lojas, hotéis e outros seguimentos. A alegria de ver desde uma criança e até um adulto com brilho nos olhos ao assistir um artista de perto que jamais imaginaria e com segurança, voltar feliz e realizado não tem preço.
Quando a lei orçamentária foi elaborada, no ano passado, não tínhamos a dimensão da economia que teríamos, não há como planejar aquilo que é incerto, como é caso da arrecadação diante de uma política de recuperação da capacidade de investimento que depende de aprovação de leis, da transação tributária, do PPI, e redução de não conformidades com contratos que sempre sangraram a administração há anos, bem como dos repasses de recursos federais, estaduais, emendas parlamentares, renegociação de dívidas e outros. Só tivemos a exatidão desses valores, após o fechamento do ano fiscal.
Em resumo, autorizei o Carnaval, assim como contratações para zeladoria, após superarmos o déficit de quase 300 milhões de reais e de chegarmos ao final do ano com superávit. Essa saúde financeira conquistada certamente não é falta de planejamento e, sim, política de integridade na administração pública.
O Carnaval é de todos e, além de diversão, traz fortalecimento para a economia local e com a entrega de 1kg de alimento na entrada dos shows, já são mais de 100 toneladas que serão distribuídas às famílias carentes, pelo Fundo Social.
Coronel Fábio Candido
Prefeito de São José do Rio Preto.