APRENDER, INOVAR E CRESCER
Empreender é uma jornada contínua e o compromisso da ABF é garantir que esse caminho seja trilhado com informação confiável, educação de qualidade e espírito colaborativo, bases que sustentam o futuro do franchising no Brasil

Com o objetivo de difundir, fortalecer e defender o franchising brasileiro, a ABF realiza encontros regionais levando muita informação e capacitação aos seus associados. São José do Rio Preto volta a sediar um desses encontros. Amanhã, quarta-feira, 10 de setembro, reuniremos cerca de 100 empreendedores do franchising regional.
Neste Encontro Regional Interior de São Paulo, teremos a honra de receber o presidente da ABF, Tom Moreira Leite (Grupo Trigo) e o diretor da Regional ABF Centro-Oeste, Eduardo Santinoni (Açaí Puríssimo), além de contar com a presença de Thais D´Artibale Faria (Chiquinho Sorvetes) e Vânia Cruz (Bauducco).
Entre os temas a serem abordados estão a governança corporativa, comportamentos empreendedores em franquias, programa de retenção de talentos e uma visão geral do cenário brasileiro para o franchising. Nesse mercado em constante transformação, a capacitação de franqueadores e franqueados é fundamental para o crescimento sustentável do sistema de franquias.
Em cursos oferecidos pela ABF Educação, conteúdos imersivos e atualizados disponíveis na ABF Academy, portais como a Parceria Sebrae ABF, podcast Fala Franchising, entre outras iniciativas, a Associação Brasileira de Franchising evidencia a educação empreendedora como um dos pilares do setor.
O franchising brasileiro é reconhecido não apenas como modelo de negócio escalável, mas também como uma poderosa plataforma de educação empreendedora. É nessa linha que a ABF estruturou um ecossistema de conhecimento com conteúdos oficiais, voltados para apoiar empreendedores em todas as fases de sua jornada, do iniciante ao gestor de redes consolidadas.
A entidade oferece cursos presenciais e online por meio da ABF Educação, que vão desde módulos básicos, como Entendendo Franchising, até formações avançadas, como o MBA em Gestão de Franquias (em parceria com a FIA). Já a plataforma ABF Academy amplia o alcance, com trilhas digitais, mentorias e workshops.
O suporte não para aí. A ABF também disponibiliza muitos conteúdos, como o Guia Rápido de Microfranquias, além do Portal Parceria Sebrae ABF (com trilhas de conhecimento por perfil empreendedor: potencial franqueado, franqueado, potencial franqueador e franqueador) e do já tradicional Guia Oficial de Franquias, referência para investidores. Nesse material, a entidade lista passos essenciais para quem busca uma franquia: estudar o mercado, analisar contratos, conversar com franqueados e projetar cenários financeiros com realismo.
Eventos como a ABF Franchising Expo, a Expo Franchising ABF Rio, o podcast Fala Franchising, seu site institucional e o Portal do Franchising complementam essa rede de capacitação. O objetivo é claro: preparar empreendedores para tomar decisões conscientes, seguras e alinhadas às demandas atuais.
Empreender é uma jornada contínua e o compromisso da ABF é garantir que esse caminho seja trilhado com informação confiável, educação de qualidade e espírito colaborativo, bases que sustentam o futuro do franchising no Brasil.
Guto Covizzi
Diretor da ABF Interior São Paulo e diretor de expansão da Bella Capri Pizzaria