Diário da Região
ARTIGOS

A esperança não desilude

Os presépios simbolizam não apenas o nascimento de Jesus, mas uma esperança na vida

por José Mário Ferreira de Andrade
Publicado há 10 horas
Diário da Região
Galeria
Diário da Região
Ouvir matéria

A palavra presépio significa pequena construção com figuras de materiais diversos (barro, madeira, louça, papelão etc.), que representam o estábulo em Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus. Etimologicamente, do latim praesepĭum, cerca para animais, estrebaria. O presépio foi criado em 1.223 por São Francisco para aproximar a fé natalina das pessoas humildes.

Estava em Altinópolis, alta mogiana paulista, onde a família da minha esposa dedica-se à cafeicultura, pelo menos desde 1922. Recentemente, a minha sogra falecera aos 94 anos. Ela residia em uma casa ampla, assoalhada, 4,0 m de pé direito, teto de madeira, janelas tipo veneziana muito grandes. Por décadas essa casa permanecera sem ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Mas com o aquecimento foi necessário instalar ar-condicionado.

Era costume da minha sogra, todas as tardes, oferecer um farto café para os filho(as), neto(as) e bisneto(as), amigos e funcionárias. Não raro, vinte pessoas se reuniam. Essa atenção, um afeto permanente, foram retribuídos em seus últimos dias, com cuidados paliativos dos médico(a)s e enfermeiras, da própria família, que transformaram a casa em um home care intensivo. Essa experiência me fez refletir sobre a necessidade de calçarmos as sandálias da humildade e planejarmo-nos para a finitude das nossas vidas.

A cada 90 dias torro, em uma cafeeira de Guapiaçu, onze quilos de café arábica produzido pela família em Altinópolis a 1.100 metros de altitude. Na mais recente ida a Altinópolis, planejava trazer umas vinte mudas de café catuaí amarelo. Mas me ocorreu que o presépio da minha sogra ainda não tinha sido montado. Imediatamente, as cunhadas se mobilizaram, pegaram as peças, mas não sabiam como montá-lo.

As mudas de café que traria para Rio Preto serviram para simbolizar os bisavós e aproximadamente 14 bisneto(as), pois há outros que vão nascer! Essas mudas de café ficaram em um pequeno tacho de cobre, ferramenta da minha sogra, ao fundo da manjedoura. O presépio foi arrumado sobre um móvel de peroba maciça, coberto por duas sacarias de juta com o símbolo Café do Brasil. Os grãos verdes de café decoraram o piso.

Posteriormente a essa arrumação, tomei conhecimento da exposição internacional 100 presepi in Vaticano, com o tema a Esperança não desilude, que se encerrará em 6 de Janeiro de 2026, dia dos Reis Magos.

Independentemente da religião de cada pessoa, dos seus credos, os presépios buscam simbolizar não apenas o nascimento de Jesus, mas uma esperança na vida. E a esperança não desilude!

José Mário Ferreira de Andrade

Engenheiro civil e sanitarista.