SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 22 DE JANEIRO DE 2022
IN MEMORIAM

Médico Neon de Mello e Oliveira morre aos 88 anos

Millena Grigoleti
Publicado em 28/07/2021 às 22:15Atualizado em 29/07/2021 às 14:27
Neon de Mello e Oliveira (Álbum de família)

Neon de Mello e Oliveira (Álbum de família)

Foi sepultado nesta segunda-feira, 26, o médico otorrinolaringologista Neon de Mello e Oliveira, que faleceu aos 88 anos, vítima de uma insuficiência respiratória provocada por uma pneumonia. Ele já sofria há algum tempo com Doença de Parkinson.

Nasceu em São Paulo, porque seu pai atuava na época como médico voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932, mas veio para Rio Preto ainda criança. É formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Foi um dos fundadores da Famerp e lecionou na faculdade. Compôs o corpo docente da Unip, no curso de Fonoaudiologia. Foi um de médicos que fundou a Unimed Rio Preto e foi membro atuante da Sociedade de Medicina e Cirurgia e da Associação Paulista de Medicina.

Também foi um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGG), bem como membro da diretoria do Automóvel Clube, do Monte Líbano e do Clube dos Médicos.

Devotado a questões sociais, foi um dos fundadores da Loja Maçônica Paz e Fraternidade, assim como membro e presidente do Rotary Club e integrante do Conselho Municipal de Trânsito.

Neon deixou a esposa, Cidinha, de 88 anos, os quatro filhos Cristina, Beatriz, Dulce e Lica e os netos Letícia, Pedro, Anita, Júlia e Alice. “Um pai presente e dedicado ”, diz a filha Lica Donaire de Melo e Oliveira, designer gráfico de 47 anos.

Neon foi sepultado no Cemitério da Ressurreição, na Vila Ercília, em Rio Preto.

Neon de Mello e Oliveira 

Nascimento: 15/9/1932, em São Paulo 

Morte: 25/7/2021, em Rio Preto 

Casado com: Cidinha de Melo e Oliveira

Pai de: Cristina, Beatriz, Dulce e Lica 

 Confira o depoimento da família:

Nasceu em 15.9.1932 na cidade de São Paulo.

Segundo filho de Aurora Amaral de Mello e Oliveira e de Synésio de Mello e Oliveira, médico oftalmologista em Rio Preto.

À época de seu nascimento, a família se encontrava em São Paulo porque seu pai atuava como médico voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932. Por essa razão, desde criança teve forte vinculação com o evento histórico do Estado de São Paulo, o que o levou a participar da fundação da Sociedade de Veteranos de 32 – MMDC em Rio Preto, tendo sido grande incentivador das comemorações municipais do 9 de Julho.

Médico-cirurgião, especialista em Otorrinolaringologia, formou-se na Universidade Federal do Paraná em 1959. Logo em seguida, voltou para Rio Preto onde trabalhou no Hospital de Base, na Santa Casa, no Hospital Santa Helena, além de integrar o Instituto de Otorrinolaringologia.

Também no exercício da Medicina, dedicou-se à formação de novos profissionais. Foi um dos fundadores da FAMERP e professor da cadeira de Otorrinolaringologia. Compôs, ainda, o corpo docente da UNIP no curso de Fonoaudiologia. Além disso, foi um de médicos que fundou a Unimed Rio Preto e foi membro atuante da Sociedade de Medicina e Cirurgia e da Associação Paulista de Medicina.

No âmbito sociocultural, foi um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGG), bem como membro da diretoria do Automóvel Clube, do Monte Líbano e do Clube dos Médicos.

Devotado a questões sociais, foi um dos fundadores da Loja Maçônica Paz e Fraternidade, assim como membro e presidente do Rotary Club e integrante do Conselho Municipal de Trânsito.

Homem íntegro e honesto, pautou sua vida na ética e na solidariedade. Marido e companheiro dedicado, conheceu Cidinha, sua colega no curso de Medicina, e casaram-se em 1963. Tiveram quatro filhas – Cristina, Beatriz, Dulce e Eliana – e cinco netos (Letícia, Pedro, Anita, Júlia e Alice). Como pai, sempre foi presente e incentivador das escolhas das filhas. Respeitando a individualidade de cada uma, proporcionou a elas oportunidades de aprendizado, formação intelectual e crescimento em um lar estruturado, harmônico e amoroso.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por