Diário da Região
ESTADO

SP reduz homicídios, estupros e latrocínios

por Agência Brasil
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Ouvir matéria

No mês de novembro, o Estado de São Paulo registrou queda no número de homicídios dolosos (intencionais), latrocínios (roubos seguidos de morte) e estupros na comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados foram divulgados na tarde desta terça, 30, pela Secretaria de Segurança Pública.

O número de homicídios dolosos passou de 214 casos no ano passado para 186 ocorrências em novembro deste ano, queda de 13%. Já os latrocínios passaram de 16 para 11 casos.

Segundo a secretaria, no acumulado do ano, entre janeiro e novembro, foram registrados 2.194 homicídios dolosos e 120 latrocínios, menor patamar dos últimos 25 anos para o período.

Os estupros somaram 1.157 ocorrências em novembro, sete ocorrências a menos do que em 2024. Entre janeiro e novembro, o indicador teve redução de 128 casos, passando de 13.483 casos em 2024 para 13.355 registros neste ano.

“O combate a crimes de tão elevada gravidade é pauta permanente da Polícia Civil, que tem aprimorado os mecanismos de ação, seja pelo acolhimento das vítimas por equipes especializadas, com atenção contínua à capacitação dos policiais, seja pelo oferecimento de ambientes humanizados nas delegacias, de maneira a acolher e preservar a vítima”, disse, em nota, a delegada Cristiane Braga, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs).

Quanto aos feminicídios, que é o homicídio de uma mulher cometido em razão do gênero, 26 casos foram registrados em todo o estado paulista durante o mês de novembro. Só na capital paulista, foram cinco casos, um tipo de crime que tem preocupado.