Diário da Região

Walter, Guanaes e Reinaldo, do Mirassol, são premiados no Bola de Prata

Walter é eleito o melhor goleiro, Reinaldo o melhor lateral-esquerdo, enquanto Rafael Guanaes fica com o prêmio de melhor técnico

por Agência Estado
Publicado há 4 horasAtualizado há 1 hora
Trofeu Bola de Prata é entregue após o fim de cada edição do Brasileirão (Divulgação/ESPN )
Galeria
Trofeu Bola de Prata é entregue após o fim de cada edição do Brasileirão (Divulgação/ESPN )
Ouvir matéria

O ano mágico do Mirassol em 2025 continua tendo reflexos, agora, nas premiações relativas aos melhores do ano. No Prêmio Bola de Prata, entregue desde 1970 e o mais tradicional da imprensa esportiva brasileira, o Leão igualou o Flamengo com três jogadores presentes no time ideal do Brasileirão: o goleiro Walter, o lateral-esquerdo Reinaldo e o técnico Rafael Guanaes foram escolhidos como os melhores em suas respectivas funções. Só o Cruzeiro teve mais premiados, com quatro.

O prêmio ESPN Bola de Prata premia os melhores jogadores do Brasileirão com base em estatísticas e notas dadas pelos jornalistas jogo a jogo. A pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.

Além disso, a premiação é flexível, podendo variar o “esquema tático” 4-4-2 ou só no 4-3-3. Atrás, serão premiados o melhor goleiro, os dois melhores zagueiros e os dois laterais (direito e esquerdo). Nas outras seis vagas do time ideal, teremos obrigatoriamente um volante, um meia e um atacante. Já os outros três jogadores que entrarão na seleção serão aqueles com as maiores médias, independentemente da posição, com um limite de três por posição.

DEPOIMENTOS

O goleiro Walter compareceu ao evento, realizado em São Paulo, no Museu do Futebol. O arqueiro, que estava no Cuiabá, lembrou do processo de contratação do Mirassol, e que pensava na aposentadoria antes de assinar com o Leão.

“No começo do ano eu tava quase parando. Pensei 'se não chegar nada até fevereiro, vou dar uma pausa. Feliz que o Mirassol veio atrás de mim, que deu tudo certo”, afirmou o goleiro, que confirmou a renovação com o Leão até o final de 2026.

“Queria agradecer a Deus, a minha família, minha esposa, meus filhos, sempre foi um sonho estar aqui recebendo essa premiação e hoje, graças a Deus, estou realizando mais esse sonho da minha vida aos 36 anos. Agradeço a todos da minha equipe, a todos que fazem parte da família Mirassol”

“Se fosse para premiar, tinha outros que mereciam. Esse prêmio é para a equipe”, disse à ESPN.

Rafael Guanaes faturou o prêmio de melhor treinador, única categoria que tem nome: Telê Santana. O feito de Guanaes é ainda mais único porque foi a primeira vez na história do prêmio que um técnico não-campeão venceu o prêmio.

O treinador afirmou que o sucesso do Leão se deve ao fato de que o clube pensa em todos os estágios em detalhes “A cada rodada pensando nos processos, pensando em jogar bem e nos resultados. Desde o jogo com o Cruzeiro no Mineirão, fomos bem. Hoje a gente está aqui pra receber o prêmio que simboliza o trabalho de todo o grupo”, afirmou.

Segundo o comandante leonino, para 2026, o time irá se reforçar, mas quer manter a mentalidade do grupo “Manter a espinha dorsal é fundamental. É preciso evoluir pra 2026, procurar os passos que precisam ser dados. Esse prêmio é uma grande responsabilidade. É importante ter foco, gostar de trabalhar, entender o contexto do Mirassol. É importante é que, quem venha, venha com fome e quem volte, volte para melhorar”, disse, à ESPN.