Diário da Região
ESTRUTURA

Teixeirão é liberado pelo Corpo de Bombeiros e MP arquiva investigação

Segundo o Ministério Público, a aprovação em nova vistoria tornou desnecessária a continuidade do procedimento aberto para apurar supostas irregularidades estruturais.

por Lucas Israel
Publicado há 6 horasAtualizado há 2 horas
Estádio Benedito Teixeira, em Rio Preto (Divulgação/América FC)
Galeria
Estádio Benedito Teixeira, em Rio Preto (Divulgação/América FC)
Ouvir matéria

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) arquivou o procedimento que investigava possíveis irregularidades de segurança no estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, em Rio Preto. A decisão foi tomada após o Corpo de Bombeiros realizar uma nova vistoria no local e emitir laudo aprovando todas as exigências necessárias para o funcionamento da arena.

A investigação havia sido instaurada depois que uma comunicação do Corpo de Bombeiros indicou a necessidade de regularização de alguns itens. Entretanto, segundo o promotor de Justiça Carlos Romani, o objeto da apuração deixou de existir quando o estádio obteve a aprovação atualizada. O novo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) tem validade até novembro de 2026.

O comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Orival Santana Júnior, confirmou que o laudo foi emitido na terça-feira, 25, atestando que o estádio está apto para receber eventos esportivos e culturais, sem qualquer impedimento operacional ou administrativo.

O América, responsável pelo Teixeirão, já havia informado à imprensa local que obtivera o novo AVCB antes mesmo do vencimento do anterior, afirmando agir com “diligência e compromisso permanente com a segurança, integridade e regular funcionamento do estádio”.

“O Estádio Teixeirão encontra-se plenamente regularizado perante o Corpo de Bombeiros, possuindo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), válido até 30 de novembro de 2026, e devidamente homologado pelas autoridades competentes”, escreveu o clube em suas redes sociais. “Destaca-se ainda que o AVCB atual do Clube foi obtido antes mesmo do vencimento do laudo anterior, demonstrando a diligência e o compromisso permanente do América FC com a segurança, integridade e regular funcionamento do estádio”, finalizou.

Para o MP, a postura voluntária do clube e a documentação apresentada tornaram desnecessário o prosseguimento da investigação. “Com a nova vistoria o estádio está totalmente apto para sediar eventos esportivos e culturais, não havendo qualquer impedimento administrativo ou operacional”, escreveu Romani.