Série B de 2026 terá playoff do 3º ao 6º para definir acesso à elite
Mudanças no formato da competição foram definidas em reunião nesta quinta-feira; torneio não vai parar durante a Copa

A Série B do Campeonato Brasileiro terá uma novidade já para 2026: um playoff, do terceiro ao sexto colocados, que definirá dois dos quatro times que subirão para a Série A em 2027. O campeão e o vice da Segunda Divisão acessarão a elite diretamente.
O novo formato de acesso foi aprovado pela maioria dos clubes nesta quinta-feira, 5, durante o Conselho Técnico realizado na sede da CBF, no Rio.
O playoff funcionará da seguinte maneira: o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto duelará contra o quinto, em confrontos de ida e volta, com mando do segundo jogo para a equipe de melhor campanha. Os vencedores assegurarão vaga na elite no ano seguinte.
A mudança tem como objetivo ampliar o número de clubes com chances reais de acesso. A CBF já estudava alterações no formato de acesso e descenso, mas não havia possibilidade de mexer no regulamento da Série A, que já está aprovado. Diante disso, os clubes da Série B concordaram em implementar a novidade a partir de 2026.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, por exemplo, defende que três equipes subam e caiam, proposta que poderá ser debatida apenas em 2027.
A pedido da maioria dos clubes, a Série B não vai mais parar durante a Copa do Mundo de 2026, entre junho e julho, como estava previsto. A segundona paralisaria em 9 de junho e só voltaria em 21 de julho, ou seja, mais de 40 dias sem partidas.
“Essas mudanças ajudam a valorizar a competição, não atrapalharão o calendário e fomentam o interesse do público. Além disso, ajudam a deixar as propriedades comerciais da competição ainda mais concorridas. São jogos que colocarão a Série B em evidência no futebol nacional”, acredita Adalberto Baptista, gestor da SAF do Botafogo de Ribeirão Preto.
Como poucos times da Série B terão atletas convocados para a Copa, houve o pedido para não parar. A competição, inicialmente, terminaria em 28 de novembro, com a 38ª rodada. Agora, deve finalizar antes para as datas dos playoffs.
“A mudança é positiva porque cria um ambiente de disputa permanente no Campeonato Brasileiro da Série B”, opinou Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá, que disputará pelo segundo ano seguido a competição.
“Teremos mais equipes com chances reais de acesso, o que deve elevar o nível dos jogos até a última rodada. Para os clubes, também representa mais visibilidade, datas no calendário e partidas decisivas que atraem audiência e o interesse de novos patrocinadores”, completou.