Rafael Guanaes renova e segue no Mirassol em 2026
A informação foi postada pelo Mirassol no perfil do clube nas redes sociais nesta terça-feira, 25; São 17 vitórias à frente do Leão, 60% de aproveitamento na elite do futebol brasileiro, além da classificação para a Copa Libertadores do próximo ano

O técnico Rafael Guanaes aceitou a proposta do Mirassol e continua no comando do Leão para a temporada de 2026. A informação foi postada pelo Mirassol no perfil do clube nas redes sociais nesta terça-feira, 25, um dia após o Auriverde ter derrotado o Ceará em casa pelo Campeonato Brasileiro por 3 a 0 e encaminhado a vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.
“O ano de 2025 foi extremamente desafiador e em 2026 será ainda mais! O CHAMADO DA TORCIDA FOI ATENDIDO! Rafael Guanaes FICA para a temporada de 2026! Gratidão por acreditar no nosso projeto em 2025 e ainda mais em 2026! Rafael Guanaes é o treinador do Mirassol Futebol Clube para o ano da primeira competição sul-americana do clube. São 17 vitórias à frente do Leão, 60% de aproveitamento na elite do futebol brasileiro, além da classificação para a Copa Libertadores!”, postou o clube em suas redes sociais.
Rafael Guanaes tem 44 anos e chegou em Mirassol neste ano. Ele iniciou a carreira de treinador em 2014, no Atlético Joseense e passou, ainda, por União São João, São Carlos, Votuporanguense, Sampaio Corrêa, Tombense, Novorizontino, Operário-PR, Atlético Goianiense e Mirassol. Ele ainda passou pelo Athletico-PR como técnico de aspirantes e compôs a comissão técnica do uruguaio Paulo Pezzolano no Cruzeiro.
ELOGIOS
Guanaes, em coletiva pós-jogo, respondeu sobre o fato de estar sendo citado por muitos como o melhor treinador do Brasileirão 2025 e afirmou que essas conclusões não mexem com a cabeça do comandante.
“Não mexe nem um pouquinho, porque eu tenho muito claro, na minha cabeça e na minha maneira de pensar, de que a equipe vale muito para essa validação individual; é um trabalho totalmente coletivo, é um trabalho de muita gente”, afirmou o treinador.
Guanaes aproveitou para reforçar e mostrar a importância de uma parceria em equipe, além de valorizar os profissionais que trabalham com ele no clube.
“Eu amo esse conceito de coletividade, esse conceito de parceria, de altruísmo; tem muitas coisas que uma equipe verdadeira consegue produzir e que isso agrega muito valor, então isso serve muito para o meu caso, porque é isso que eu acredito”, acrescentou.
Também na entrevista coletiva, o comandante do Mirassol comentou sobre a presença de jogadores estrangeiros integrando o elenco do clube e explicou a ausência desses atletas.
“Nós não podemos deixar o elenco muito grande, muito inchado, precisamos estar com o número certo, para que, não só pensando na gestão, mas pensando no nosso aproveitamento, no nosso ambiente, então não necessariamente a gente consegue ter informações tão fidedignas em relação a esse mercado de fora. Mas eu já trabalhei com muitos estrangeiros e que me dei muito bem, foram experiências ótimas. O que vale é realmente a competência, é o caráter, é aquilo que a pessoa por si só em aspectos profissionais e pessoais ela vale conseguir contribuir para o todo, seja esse todo onde for”, afirmou.
(Colaborou Caio Santana)