Diário da Região
LIBERTADORES

Palmeiras na final abre nova ‘porta’

por Da Redação
Publicado há 2 horas
Elenco do Palmeiras festeja vaga à final da Libertadores ( César Greco/Agência Palmeiras)
Galeria
Elenco do Palmeiras festeja vaga à final da Libertadores ( César Greco/Agência Palmeiras)
Ouvir matéria

Com a confirmação de que Palmeiras e Flamengo disputarão a final da Copa Libertadores da América 2025, o Campeonato Brasileiro ganhou um impacto imediato: a zona de classificação para o torneio continental ampliou-se de G-6 para G-7, aumentando as oportunidades para clubes que brigam por vaga.

Na prática, isso significa que os sete times mais bem colocados do Brasileirão terão chance de disputar a Libertadores na próxima edição, sendo que os cinco primeiros garantirão vaga direta e as duas posições seguintes precisam passar pela fase preliminar, a famosa "pré-libertadores".

Para clubes como Mirassol que aparece em quarto lugar com 55 pontos e ostenta 13 pontos de vantagem sobre o oitavo colocado, o alargamento da zona de classificação traz calma e perspectiva de consolidação, uma vez que a equipe ainda tem pontos em disputa.

Há ainda a possibilidade de G-8 ou até G-9, dependendo dos campeões da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Se, por exemplo, Atlético Mineiro vencer a Sul-Americana, o Brasil poderia contar com mais uma vaga via liga.

O salto no número de vagas foi provocado pela vitória do Palmeiras sobre a LDU por 4 a 0, que levou o time à final da Libertadores, a sétima em sua história. A final será no dia 29 de novembro em Lima, no Peru.