Mirassol perde de virada para a Portuguesa e está fora do Paulistão
A Lusa ainda derrubou a invencibilidade de 357 dias do Leão em casa; foco agora é no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Libertadores da América

O Mirassol foi derrotado pela Portuguesa na noite deste domingo, 15, no Estádio José Maria de Campos Maia, deu adeus a uma invencibilidade que durou 357 dias em jogos realizados em seus domínios e está eliminado do Paulistão 2026.
Em partida válida pela 8ª rodada, a última da primeira fase, a equipe comandada por Rafael Guanaes entrou em campo com chances remotas de classificação às quartas de final da competição, sabendo da importância da vitória diante de seu torcedor e ainda precisando contar com uma combinação de resultados para garantir uma das 8 vagas para a fase seguinte. Mas o adversário não era fácil, era um time que chegou para o jogo já classificado e vinha de duas vitórias consecutivas nas partidas anteriores.
A partida terminou 2 a 1 para os visitantes.
O primeiro a balançar a rede foi Negueba, para o Mirassol, aos 6 minutos do primeiro tempo. Em roubada de bola do time de Guanaes, o camisa 11 mandou um chutaço de fora da área e surpreendeu o goleiro Bruno Bertinato, que não teve tempo de agir (até tentou, mas com atraso), e a bola morreu no fundo do gol da Lusa, dando uma dose a mais de esperança para o torcedor presente no Maião.
Mas a Lusa mostrou o porquê de já ter chegado à partida com a vaga garantida para o mata-mata do Campeonato Paulista, e ainda na etapa inicial de jogo, buscou uma reação. Na marca de 23 minutos, em cruzamento de Caio Roque pela ponta esquerda, Maceió mergulhou de cabeça e mandou no canto do goleiro Walter que não alcançou a bola; era o empate da Portuguesa em Mirassol.
O Mirassol pressionou o time adversário durante boa parte do primeiro tempo e não jogou a toalha no segundo, pressionando, criando, e tentando dar trabalho para a defesa da Lusa, que foi bastante exigida no jogo. Mas o dia realmente era da Portuguesa, que virou o jogo com Ewerthon aos 21 minutos da etapa complementar. Gabriel Pires faz um lindo passe para o camisa 7, na cara do gol, e ele não desperdiçou e guardou o dele na partida.
Com os resultados das partidas válidas pela última rodada da primeira fase, o Mirassol conclui sua participação no Paulistão em 11° lugar com 8 pontos somados, 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas em 8 jogos.
A Portuguesa terminou em 4° com 15 pontos e enfrentará o Corinthians nas quartas de final e terá o direito de decidir em casa uma vaga nas semifinais.