SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
TECNOLOGIA

Manchester City passa a monitorar emoção da torcida com cachecol 'inteligente'

O cachecol utiliza um biosensor para capturar dados da frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e níveis de hidratação

Agência Estado
Publicado em 03/08/2022 às 00:35Atualizado em 03/08/2022 às 09:44
Público lota o Etihad Stadium em jogo do Manchester City contra o Arsenal (Fotos: Eduardo Maia/Agência O Globo)

Público lota o Etihad Stadium em jogo do Manchester City contra o Arsenal (Fotos: Eduardo Maia/Agência O Globo)

O Manchester City lançou nos últimos dias um cachecol "inteligente" para monitorar as emoções dos seus torcedores. Frequência cardíaca, temperatura corporal e estado emocional dos seus usuários serão registrados durante as partidas de futebol.

O cachecol utiliza um biosensor para capturar dados da frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e níveis de hidratação. A atividade eletrodérmica (EDA, na sigla em inglês) também vai captar as respostas do sistema nervoso diante dos estímulos cognitivos e emocionais durante o jogo. O Connected Scarf, algo como Cachecol Conectado, possui ainda um sensor de temperatura também vai captar as reações emocionais durante uma partida. Esses sensores são comuns nos produtos e acessórios fitness.

O novo produto, desenvolvido pela Cisco, parceira de tecnologia da equipe, está sendo testado por seis torcedores em um projeto piloto. Os sensores poderiam ser colocados em qualquer outra peça, mas os cachecóis foram escolhidos por seu caráter simbólico no futebol inglês.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por