Manchester City passa a monitorar emoção da torcida com cachecol 'inteligente'
O cachecol utiliza um biosensor para capturar dados da frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e níveis de hidratação

O Manchester City lançou nos últimos dias um cachecol "inteligente" para monitorar as emoções dos seus torcedores. Frequência cardíaca, temperatura corporal e estado emocional dos seus usuários serão registrados durante as partidas de futebol.
O cachecol utiliza um biosensor para capturar dados da frequência cardíaca, respiração, saturação de oxigênio e níveis de hidratação. A atividade eletrodérmica (EDA, na sigla em inglês) também vai captar as respostas do sistema nervoso diante dos estímulos cognitivos e emocionais durante o jogo. O Connected Scarf, algo como Cachecol Conectado, possui ainda um sensor de temperatura também vai captar as reações emocionais durante uma partida. Esses sensores são comuns nos produtos e acessórios fitness.
O novo produto, desenvolvido pela Cisco, parceira de tecnologia da equipe, está sendo testado por seis torcedores em um projeto piloto. Os sensores poderiam ser colocados em qualquer outra peça, mas os cachecóis foram escolhidos por seu caráter simbólico no futebol inglês.