Atleta de Rio Preto disputa Pan-Americano de Karatê no Peru
João Vitor de Oliveira da Silva é tetracampeão brasileiro e conquistou a vaga durante competição em Sergipe

A partir desta sexta-feira, 3, será realizado o Campeonato Pan-Americano de Karatê em Lima, no Peru. A competição acontece até o domingo, 5, e conta com a presença de um atleta da região. João Vitor de Oliveira da Silva, multicampeão da modalidade, garantiu a sua vaga para a disputa do Pan-Americano após conquistar mais um grande resultado na sua carreira, em Aracaju, no Sergipe. Ele será um dos representantes da seleção brasileira e estará na luta por mais uma medalha em sua trajetória no esporte.
João começou a praticar caratê ainda quando era menor, inicialmente contra a sua vontade, já que na época ele preferia capoeira. Com o passar do tempo, ele começou a praticar mais vezes e decidiu que iria seguir carreira na modalidade.
"Eu fiz capoeira com 5 anos de idade. Era uma criança muito agitada e por conta disso minha mãe decidiu me colocar em algum esporte, foi aí que ela descobriu o caratê por indicação de uma amiga. No começo, eu não gostava e não tinha interesse, porque eu gostava da capoeira, mas eu fui pegando gosto pelo esporte e comecei a participar de competições", disse.
Hoje, para ele, o caratê é muito mais que um esporte. "Eu perdi os dois primeiros campeonatos que participei, mas nos torneios seguintes ganhei a minha primeira medalha, na cidade de Jales. Aprendi que o caratê não é só um esporte, é um modo de vida", comentou.
João Vitor é o atual tetracampeão de caratê e, no ano passado, disputou um campeonato na Bélgica e retornou ao Brasil com medalha garantida. Agora, busca fazer história em mais uma competição internacional.