Jardim deixa Cruzeiro após derrota
O Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira, 15, a saída de Leonardo Jardim do comando técnico da equipe. O clube mineiro foi eliminado nas semifinais da Copa do Brasil no último domingo, 14, diante do Corinthians, nos pênaltis, na Neo Química Arena, após ter vencido o jogo no tempor normal por 2 a 1.
Os auxiliares José Barros, Antonio Vieira e Diogo Dias também deixam o time celeste. O Cruzeiro agradeceu pelos serviços prestados pelos profissionais.
Leonardo Jardim tinha contrato com o Cruzeiro até o final de 2026. O português já manifestou o desejo de não atuar mais como treinador de futebol.
Pedro Lourenço, presidente do Cruzeiro, tentou convencer Leonardo Jardim a permanecer no clube. Mas o português, desgastado no futebol, tem outros planos para seguir na carreira profissional.
Jardim foi contratado pelo clube mineiro em fevereiro deste ano, para o lugar de Fernando Diniz. No total, ele treinou o time celeste em 55 jogos oficiais, com 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas. O aproveitamento foi de 58,18%.
Com o treinador, o Cruzeiro encerrou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação, garantindo vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. No entanto, além da queda na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro foi eliminado na semi do Campeonato Mineiro e na primeira fase da Copa Sul-Americana.
Fora da Raposa, Jardim ficou famoso por conquistar o Campeonato Francês com o Mônaco na temporada 2016/17 e revelar grandes talentos como Mbappé, Fabinho e Bernardo Silva. Ele também foi campeão da Champions League Asiática em 2021 pelo Al-Hilal, e também foi campeão Grego e Copa da Grécia (2012-13 pelo Olimpiacos.