Jacaré estreia em casa no A-3 contra o Rio Branco
Técnico do Rio Preto, João Santos tem boa expectativa na estreia da equipe no Paulista A-3, a Terceirona, às 15h deste sábado, contra a equipe do Rio Branco de Americana; meta é subir para a Série A-2

O Rio Preto faz sua estreia na temporada 2026 às 15h deste sábado, 24, contra o Rio Branco de Americana, pelo Campeonato Paulista A-3. Dezesseis times se enfrentam na primeira fase da competição e os oito melhores passam para as quartas de final. Os dois piores são rebaixados para a Série A-4.
O jogo de estreia da equipe rio-pretense será em casa, no estádio Anísio Haddad, o Riopretão, sob comando do novo técnico João Santos, antes na equipe sub-17 do próprio clube e levado para o profissional após o fim da temporada 2025.
João Santos vê a promoção ao time profissional como uma oportunidade única, apesar da ansiedade causada por tamanha responsabilidade. “Trabalho mental com foco e concentração”, será seu lema do Rio Preto, o Jacaré.
Ele considera que o elenco se preparou muito durante a pré-temporada, com objetivo inicialmente da classificação para a próxima fase do campeonato, e posteriormente o acesso à série A2.
Para os atletas, a estreia causa um misto de ansiedade e expectativa. “Trabalhamos muito o mental durante a pré-temporada, estão prontos para a estreia.” afirmou o treinador. “O torcedor pode esperar muita determinação e vontade para esse começo de temporada. Trabalhamos sério e estamos com foco total no G8.”
A busca pela zona de classificação para a próxima fase da competição é prioridade total da comissão técnica do Rio Preto e as várias contratações para a temporada refletem isso. Do time da temporada anterior, os destaques da defesa, goleiro Leo e o lateral esquerdo Iago permanecem na equipe.
O clube buscou no mercado da bola jogadores com experiência no Paulistão A3 e que se enquadram no projeto para buscarem o tão sonhado acesso à A2.
REGULAMENTO
Na primeira fase os clubes formarão um único grupo com 16 participantes e jogarão entre si em turno único, classificando-se para a fase quartas de final os oito com o maior número de pontos ganhos nesta fase.
Concluída a primeira fase, os dois que obtiverem o menor número de pontos ganhos serão rebaixados ao Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Série A-4 de 2027.
A fase de quartas de final (mata-mata, jogos de ida e volta) da competição será disputada pelos 8 classificados na primeira fase. A partir daí, a disputa segue em eliminatórias até chegar à decisão do título. Os dois finalistas sobem de divisão.
(Colaborou Maria Fernanda Rufino)
FICHA TÉCNICA
RIO PRETO
Léo Lopes; Kleverson, Felipe Codó, Felipe Torres e Iago Forte; Bruno Luka, Messias e Vinícius Santana; Alef, Vinícius Souza e Marcos Papa (Édipo). Técnico: João Santos.
RIO BRANCO
Sandro Kretti (Matheus Inácio); Lucas Lima, Lucas Cerqueira, João Fales (Queiroz) e Danilo Barreto; Edson Evangelista (Pablo Nereu), Matheus Soler e Marcelinho; Vitor Jacaré, Lucas Gadelha e Gustavo Poffo (Diego Lazarini). Técnico: Tuca Guimarães.
Estádio: Anísio Haddad, em Rio Preto, às 15h deste sábado.
Juíza: Ana Caroline D’Eleuterio de Sousa Carvalho.
Transmissão: ao vivo pelo Youtube da Federação Paulista de Futebol.