São Paulo encara o Flamengo no Morumbi
Tricolor acertou contratação do atacante argentino Nahuel Bustos

Vingar-se de goleadas sofridas no ano passado para o Flamengo e reagir depois de cinco tropeços consecutivos no Brasileirão. São esses os planos do São Paulo neste momento. Bem na Copa do Brasil e Sul-Americana, mas mal no torneio de pontos corridos, o time de Rogério Ceni enfrenta o embalado rival rubro-negro neste sábado, às 20h30, no Morumbi, em duelo da 21ª rodada.
No Brasileirão, certame que premia a regularidade, o São Paulo demonstra inconstância. Soma 26 pontos e cinco jogos sem ganhar, que deixaram a equipe mais perto da zona do rebaixamento do que dos líderes. O time, portanto, precisa dar uma resposta ao seu torcedor, ainda que esteja vivo e em vantagem nas quartas de final da Sul-Americana e da Copa do Brasil.
"Minha prioridade era o Brasileiro, não consegui administrar isso, dar a prioridade que gostaria. Vieram as lesões e não conseguimos", justificou Rogério Ceni. Ele avisou que mandará a campo uma equipe "com energia". "Se não tiver energia para enfrentar o Flamengo, você é engolido", argumentou.
Ceni avisou que tem "gente boa" do lado de fora querendo oportunidade. Nikão, decisivo com um golaço contra o Ceará, e Galoppo são dois desses jogadores. Alisson e Patrick se recuperaram de suas respectivas lesões e podem reforçar o time no Morumbi. O técnico tem de lançar mão de um escalação alternativa porque a prioridade é o duelo contra o Ceará, quarta-feira, dia 10, pela volta das quartas de final da sul-americana.
A equipe tricolor também joga interessada em se vingar do Flamengo, algoz nos últimos três jogos. Neste ano, o time carioca ganhou por 3 a 1 o duelo do primeiro turno. Em contrapartida, no ano passado, aplicou duas impiedosas goleadas: 5 a 1 no Maracanã e 4 a 0 no Morumbi.
O retrospecto recente contra o São Paulo é positivo e o momento também. Os cariocas se encontraram sob o comando de Dorival Júnior, que tem um elenco recheado de estrelas e reforçado nesta janela de transferências com estrangeiros como Varela, Pulgar e Vidal. Desde que Dorival assumiu o comando técnico, são 11 vitórias, um empate e quatro derrotas em 16 jogos.
No Brasileirão, a equipe ganhou os seus últimos quatro compromissos. A sequência positiva fez o clube subir na tabela e se aproximar dos primeiros colocados. Contudo, contra o São Paulo, é provável que Dorival escale somente reservas, repetindo o que fizera contra o Atlético-GO. A decisão é focada na partida de volta com o Corinthians pelas quartas de final da Libertadores, na próxima terça, no Maracanã.
Reforço
O São Paulo acertou nesta sexta-feira, 5, a contratação do atacante Nahuel Bustos, que assinou contrato até 30 de junho de 2023 – com possibilidade de renovação até o final do próximo ano.
O argentino de 24 anos, que pertence ao Manchester City-ING e estava no Girona-ESP, chega por empréstimo para reforçar a equipe dirigida pelo técnico Rogério Ceni na sequência da temporada.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO
Felipe Alves; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Pablo Maia, Galoppo, Nestor e Welington; Nikão e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
FLAMENGO
Santos; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Marinho, Lázaro e Everton Cebolinha. Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC).
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite deste sábado, 6, às 20h30, com transmissão pelo sistema pay-pew-view.
Corinthians pega o Avaí
Em situação delicada na Copa do Brasil e na Libertadores, o Corinthians reúne forças para se manter na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Para isso, terá de esquecer a derrota para o Flamengo e encarar o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis (SC) neste sábado, às 19h, pela 21ª rodada do torneio nacional.
O Corinthians é o vice-líder do Brasileirão, com 38 pontos. O primeiro colocado é o Palmeiras, que tem 42. Como joga no sábado e o rival, no domingo, a equipe alvinegra poderá encurtar essa distância com um triunfo em Florianópolis e pressionar os palmeirenses, que pegam o Goiás no Allianz Parque.
Os comandados de Vítor Pereira tentarão se aproveitar da fase turbulenta que vive o Avaí. O time de Eduardo Barroca está à beira da zona de rebaixamento e venceu apenas um dos últimos oito jogos que fez no Brasileirão. Em casa, onde mostrava relativa força, o conjunto catarinense começou a perder pontos preciosos, como diante de Flamengo, Cuiabá e Palmeiras.
Escalação
Vítor Pereira quebra a cabeça para encontrar uma escalação forte para o Corinthians sem prejudicar as ambições já fragilizadas na Copa Libertadores. O português não poderá contar com Maycon que fraturou o segundo dedo do pé esquerdo. O meia Ramiro, que voltou de empréstimo, pode ganhar alguns minutos, assim como Renato Augusto, recuperado de lesão na panturrilha.
O técnico corintiano deve optar por levar à campo uma escalação com muitos jogadores considerados reservas. Roger Guedes é favorito a assumir o comando do ataque. Rafael Ramos e Fábio Santos herdam as laterais. O volante argentino Fausto Vera, que chegou do Argentinos Juniors, deve compor o meio de campo corintiano.
Um dos destaques do jogo deste sábado deve ser o reencontro do atacante Paolo Guerrero com seu ex-clube. O peruano agora defende as cores do Avaí e possivelmente atuará diante do alvinegro. Guerrero foi campeão mundial com o Corinthians e comentou na época que não vestiria a camisa de outro clube no País. Desde então, foi atleta do Flamengo e do Internacional, antes de desembarcar em Florianópolis. (Agência Estado)
FICHA TÉCNICA
AVAÍ
Vladimir; Kevin, Bressan, Arthur Chaves e Cortez; Bruno Silva, Raniele e Eduardo; Natanael (Muriqui), Pottker e Bissoli. Técnico: Eduardo Barroca.
CORINTHIANS
Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Fausto Vera, Roni e Giuliano; Adson (Gustavo Mosquito), Giovane e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Local: estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), na noite deste sábado, 6, às 19h, com transmissão pelo sistema pay-pew-view.