SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO DE 2022
FUTEBOL

Rodada final do Brasileirão reserva emoções nesta quinta-feira

Maior emoção está para saber quem serão os dois últimos times rebaixados

Agência Estado
Publicado em 08/12/2021 às 00:50Atualizado em 08/12/2021 às 07:35
Troféu do Brasileirão, competição que reserva emoções até o final, nesta 5ª (Divulgação/CBF)

Troféu do Brasileirão, competição que reserva emoções até o final, nesta 5ª (Divulgação/CBF)

Alguns dos 20 clubes que disputam o Brasileirão 2021 já estão despreocupados, com sua vida decidida no torneio. Eles jogarão a 38ª e última rodada nesta quinta-feira, 9, para cumprir tabela apenas. O título está definido, bem como seis vagas para a Libertadores 2022 e dois dos quatro rebaixados. No entanto, há muito em jogo para equipes que buscam uma vaga continental e outras que lutam para se livrar do rebaixamento, incluindo o Grêmio. Basta olhar para a tabela. Nove dos dez jogos têm importância para a conclusão do torneio. Nada há em jogo apenas em Sport x Athletico-PR, que se enfrentam no Recife. Todos as partidas estão marcadas para as 21h30 desta quinta.

O Grêmio, que poderia ser rebaixado na 36ª rodada, ganhou sobrevida ao superar o São Paulo, empatar com o Corinthians no duelo seguinte e ver o Juventude ser derrotado no Morumbi na segunda, 6. A situação, ainda assim, é delicada. O time gaúcho, com 40 pontos, precisa vencer o campeão Atlético-MG, e torcerá para que Bahia e Juventude percam. Os dois somam 43 pontos e ocupam 16ª e 17ª posições, respectivamente.

O Juventude encara o Corinthians no Alfredo Jaconi e o Bahia visita o Fortaleza no Castelão. Os rivais dos três clubes que jogam para se livrar da queda não têm mais pretensões no campeonato, uma vez que já alcançaram seus objetivos. O Cuiabá também corre risco de voltar à Série B, mas é pequeno. O clube do Mato Grosso chegou aos 46 pontos e precisa somar mais um para se salvar. Mesmo se tropeçar diante do Santos, pode se manter na elite.

Vagas na Libertadores

A disputa pela Libertadores também é um atrativo na rodada derradeira. Serão nove clubes brasileiros na próxima edição da principal competição do continente, sendo que seis deles já estão garantidos: Palmeiras e Athletico-PR, campeões da Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Fortaleza.

Há oito candidatos para as últimas três vagas — uma para a fase de grupos e duas para a pré-Libertadores. Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo jogam nesta quinta com esse objetivo em mente.

O Brasileirão distribui tantas vagas para os torneios continentais que o Santos, ao superar o Flamengo no Maracanã, e o São Paulo, ao vencer o Juventude no Morumbi, saíram da condição de ameaçados de queda ao posto de assegurados na Sul-Americana. E os times de Carille e Ceni, com 49 e 48 pontos, respectivamente, podem, ainda, garantir um lugar na fase prévia da Libertadores. Para isso, terão de vencer Cuiabá e América-MG e torcerem para seus concorrentes tropeçarem.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que estuda as probabilidades do Brasileirão, Bragantino, Fluminense e América-MG são os favoritos para a classificação. Eles ocupam atualmente um lugar no G-8. O time de Bragança tem 53 pontos, e a equipe carioca, 51. Os mineiros somam 50, bem como o Atlético-GO, que bateu o Inter de virada e se fortaleceu nessa briga. O Ceará é outro a aparecer com 50. Mais abaixo, estão Santos (49), Inter (48) e São Paulo (48). Os que não forem à Libertadores jogarão a Sul-Americana em 2022, exceção feita ao 16º colocado e aos clubes rebaixados.

Na rodada final, o Flu recebe a lanterna e já rebaixada Chapecoense, o Bragantino faz duelo direto pela vaga com o Inter em casa, o América-MG recebe o São Paulo em outro duelo que opõe dois postulantes por um posto no torneio continental, o Ceará visita o Palmeiras, o Atlético-GO encara o Flamengo em Goiânia e o Santos encara o Cuiabá, na Vila Belmiro.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por