Diário da Região
PRONTO PARA A DECISÃO

Palmeiras estreia contra o Al Ahly do Egito no Mundial de Clubes

Palmeiras entra em campo nesta terça-feira, 8, às 13h30 contra o Al Ahly de olho em revanche; no ano passado, egípcios levaram a melhor diante do time alviverde nos pênaltis na decisão do 3º lugar

por Agência Estado
Publicado em 07/02/2022 às 23:14Atualizado em 08/02/2022 às 08:28
Jogadores do Palmeiras durante atividade no estádio Al Nahyan, palco do jogo com o Al Ahly (Divulgação/ César Greco/ Agência Palmeiras)
Galeria
Jogadores do Palmeiras durante atividade no estádio Al Nahyan, palco do jogo com o Al Ahly (Divulgação/ César Greco/ Agência Palmeiras)
Ouvir matéria

Atual campeão da Copa Libertadores, o Palmeiras estreia no Mundial de Clubes confiante em alcançar um resultado melhor do que o registrado há um ano, quando amargou a pior campanha de um time sul-americano na competição ao perder dois jogos e terminar na quarta colocação. O time revê nesta terça-feira, às 13h30 (de Brasília), o Al Ahly, que surpreendeu ao superar desfalques importantes e eliminar o Monterrey, do México. No ano passado, os egípcios levaram a melhor diante do time alviverde nos pênaltis. Trata-se, portanto, de uma possibilidade de revanche para a equipe brasileira no acanhado, mas confortável Al Nahyan, estádio que terá cerca de 10 mil presentes.

É fácil entender porque dirigentes, comissão técnica e jogadores chegaram a Abu Dabi confiantes de que é possível brigar pelo título neste ano. Os atletas tiveram tempo para descansar e se preparar para o torneio, algo que não puderam fazer no ano passado.

Antes da edição anterior do Mundial, o Palmeiras venceu o Santos no dia 30 de janeiro, no Maracanã, pela final da Libertadores, e viajou ao Catar no dia 2 de fevereiro. A equipe de Abel Ferreira teve somente três dias de treinamento até o confronto contra o Tigres, pela semifinal. Os atletas, depois, relataram dores, problemas na adaptação ao fuso e cansaço mental. Foram somente oito jogos entre a decisão continental e a estreia no Mundial.

"Era muito importante o restabelecimento físico e mental dos jogadores, ainda mais considerando que as últimas temporadas foram emendadas", salienta Daniel Gonçalves, coordenador científico do Núcleo de Saúde e Performance do clube.

"No ano passado, o período de oito dias entre a final da Libertadores e o primeiro jogo do Mundial impossibilitou uma aclimatação adequada e consequentemente isso acabou fazendo com que o planejamento não fosse ideal", acrescenta o profissional.

Em 2021, o Palmeiras perdeu para o Tigres por 1 a 0 e depois foi superado pelo Al Ahly na disputa por pênaltis. Um representante sul-americano nunca havia encerrado o Mundial sem ao menos uma vitória. Internacional (2010), Atlético-MG (2013), Nacional, da Colômbia, (2016) e River Plate, da Argentina, (2018) foram as outras equipes derrotadas nas semifinais, mas que ao menos garantiram o terceiro lugar.

Desta vez, com um mês de descanso após a Libertadores para o elenco e Abel Ferreira e mais um mês reservado para treinos e jogos antes do Mundial, há o entendimento no Palmeiras de que a chance de título sobe consideravelmente. "Chegamos melhor preparados que no ano passado, mais experientes, mas vamos enfrentar os melhores do mundo", diz o técnico Abel Ferreira. O português afirma ter preparado o seu elenco com "o pé fundo", isto é, no limite.

Também existe o consenso de que o elenco está mais maduro após ser forjado por meio de uma sequência de insucessos e glórias em 2021. "Nossa equipe está mais experiente, tivemos em sete, oito finais Ganhamos umas, perdemos outras e aprendemos", enfatiza Abel.

"Cometemos na última edição alguns erros que vão nos deixar mais maduros para 2022. A maturidade do nosso time vai nos ajudar muito", avalia Raphael Veiga, o craque da equipe na conquista da Libertadores.

O elenco passou por uma pequena renovação. O tão desejado camisa 9 não veio, o que fará Rony atuar improvisado na função, mas chegaram cinco reforços: o goleiro Marcelo Lomba, o zagueiro Murilo, o volante Jailson, o meio-campista Eduard Atuesta e o atacante Rafael Navarro. Todos já fizeram suas estreias com a camisa alviverde. Murilo até balançou as redes.

O grupo foi rejuvenescido com a saída dos veteranos Jailson, Felipe Melo e Willian, titulares no duelo contra o Al Ahly no Catar. Também saíram Danilo Barbosa e Luiz Adriano, este que chegou a um acordo com a diretoria para que seu vínculo fosse rescindido. Dudu não esteve no Catar há um ano e é a grande novidade em relação à edição anterior.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS

Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo (Jorge ou Piquerez); Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

AL AHLY

Aly Lotfy, Rabia, Ibrahim e Elmaghrabi; Aliou, Afsha, Ali e Hany; Elshahat, Mohamed e Abdelkader. Técnico: Pitsu Mosimane.

Árbitro: Clément Turpin (FRA).

Local: estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, nesta terça-feira, 8, às 13h30, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes e Bandsports.