Diário da Região
REFORMA DE ESTATUTO

Corinthians apresenta proposta

por Agência Estado
Publicado há 4 horas
Ouvir matéria

O Corinthians apresentou nesta segunda-feira, 27, o anteprojeto da reforma de estatuto do clube. Entre os principais pontos estão: a criação de uma nova modalidade de sócio-torcedor com direito a voto e a ampliação de três para quatros anos nos mandatos de presidente e conselheiros As mudanças terão de passar pela aprovação do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral para se tornar vigente.

Entre as três propostas de mudanças estatutária, duas contemplam o sócio-torcedor com a possibilidade de participar da eleição para presidente, 1º vice e 2º vice-presidente. Atualmente somente membros do clube associativo têm direito a voto no Corinthians.

Segundo documento divulgado pelo clube, é prevista a criação de uma categoria intitulada "Sócio de Futebol” que dá direito a voto ao filiado no programa Fiel Torcedor. A modalidade não dá o direito de concorrer a eleições ou desfrutar das instalações da sede.

O sócio-torcedor com direito a voto era reivindicação antiga dos corintianos e foi pauta em manifestações realizadas por torcidas organizadas ao longo de 2025.

O documento também amplia de três para quatro anos os mandatos da diretoria e membros do Conselho Deliberativo (CD), Mesa Diretora do CD, Conselho de Orientação (Cori), Conselho Fiscal e Comissão de Ética.

Em contrapartida, a possibilidade de reeleição ficou limitada, especialmente para o cargo de presidente, que não poderá se reeleger e poderá ser eleito apenas uma única vez, ainda que não consecutiva.