Diário da Região
ATUAÇÃO DE GALA

Argentina derrotou a Croácia e carimbou vaga para a final da Copa do Mundo do Catar

Argentina vence a Croácia por três a zero e vai à final da Copa do Mundo do Catar, no próximo domingo, às 12h. Adversário será o Marrocos ou a França, que jogam hoje; Messi brilhou em campo

por Folhapress
Publicado em 13/12/2022 às 22:12Atualizado em 14/12/2022 às 08:42
Lionel Messi e Julian Álvarez foram os responsáveis pelos gols da classificação para a final (Divulgação/Federação Argentina)
Galeria
Lionel Messi e Julian Álvarez foram os responsáveis pelos gols da classificação para a final (Divulgação/Federação Argentina)
Ouvir matéria

A Argentina vai para a sua sexta final de uma Copa do Mundo, pela segunda vez com Lionel Messi em campo. Enquanto a seleção sonha com o tricampeonato, o craque de 35 anos busca o título que falta em sua extensa galeria de troféus na sua última participação no torneio. Nesta terça-feira, 13, a Albiceleste venceu a Croácia por 3 a 0, no Estádio Lusail, e carimbou a sua vaga na grande decisão do Mundial do Catar. Agora só falta um jogo para concluir essa história.

Lionel Messi, de pênalti, e Julian Álvarez, duas vezes, marcaram os gols da classificação. O camisa 10 foi o grande protagonista da partida com um gol e uma assistência à la Messi. Com isso, a Argentina está de volta à final oito anos depois de ter sido derrotada pela Alemanha, por 1 a 0, na decisão da edição de 2014, realizada no Brasil. A seleção adversária será França ou Marrocos, que entram em campo nesta quarta-feira, 14, às 16h (de Brasília), para definir quem se classifica na outra semifinal.

Após eliminar o Brasil nas quartas de final, a Croácia tinha como missão superar outro gigante sul-americano em busca de seu título inédito. Os croatas mal criavam perigo e até conseguiram segurar os argentinos por meia hora, mas começaram a ceder espaço e levaram dois gols em cinco minutos antes do final do primeiro tempo. A atual vice-campeã não conseguiu reverter o placar na etapa final, ainda sofreu o terceiro em uma jogada com a genialidade de Messi e terminou derrotada em sua sexta participação em Mundiais.

A Argentina, que disputa a sua 18ª Copa, segue viva na missão de voltar a ser campeã depois de 36 anos – os títulos foram conquistados em 1978 e 1986. No próximo domingo, 18, às 12h, será decidido se a seca argentina no torneio terá fim, e se Messi se aposentará com ou sem um título do Mundial. A Croácia, por sua vez, disputará o terceiro lugar.

Sumido

Depois de dar um verdadeiro desfile e jogar em todas as partes do campo contra o Brasil, Modric desapareceu na partida contra a Argentina. Em uma estratégia de recuar e dar mais campo para os europeus, os hermanos fizeram com que o camisa 10 da Croácia ficasse muito mais isolado e não funcionasse tanto como o motor que foi nas quartas de final.

Se nas quartas ele buscava a bola na sua própria intermediária e aproveitava o espaço deixado nas costas de Casemiro, no jogo desta terça, ele até tocou bastante na bola, mas não conseguiu ser eficiente. Sua zona de atuação era praticamente apenas o círculo central na parte defensiva. Não à toa, completamente sumido, foi substituído perto dos 80 minutos.

Contra o Brasil, Modric tocou na bola em 139 vezes e duelou com algum adversário em 15 vezes, ganhando oito delas, além de dar 105 passes certos. Enquanto isso, diante dos hermanos foram 93 toques na bola, com apenas oito duelos e 67 passes certos. Diante da equipe de Tite, ele achou oito passes longos, contra apenas três nesta semifinal.

Com seu melhor jogador sumido, a Croácia ainda sofreu com a eficiência dos hermanos. Se diante do Brasil o seu goleiro Livakovic foi um dos melhores em campo, desta vez, até fez boas defesas, mas já tinha sido vazado duas vezes logo no primeiro minuto, sem contar o pênalti que cometeu.

Ficha técnica

ARGENTINA - 3

Emi Martínez; Molina (Juan Foyth), Romero, Otamendi e Tagliafico; Paredes (Lisandro Martínez), De Paul (Exequiel Palacios), Enzo Fernández e Mac Allister (Ángel Correa); Messi e Álvarez (Paulo Dybala). Técnico: Lionel Scaloni.

CROÁCIA - 0

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Orsic); Brozovic, Kovacic (Bruno Petkovic) e Modric (Lovro Majer); Pasalic (Vlasic), Perisic e Kramaric (Marko Livaja). Técnico: Zlatko Dalić.

Gols: Lionel Messi aos 33 minutos do primeiro tempo e Álvarez aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 24 do segundo tempo.

Árbitro: Daniele Orsato (ITA).

Local: Lusail, em Al Daayen (Catar), na tarde desta terça-feira, 13.