Diário da Região
CINCO POR JOGO

Conmebol mantém regra de substituições na Libertadores

Antes da pandemia, os times só podiam fazer três substituições por confronto

por Agência Estado
Publicado em 25/01/2022 às 01:03Atualizado em 25/01/2022 às 08:35
Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, durante reunião no Urugua (Divulgação/ Conmebol)
Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, durante reunião no Urugua (Divulgação/ Conmebol)
Ouvir matéria

A Conmebol confirmou nesta segunda-feira, 24, que vai manter a regra das cinco substituições ao longo dos jogos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana da temporada 2022. A entidade apontou a Covid-19 como justificativa para manter este maior número de troca de jogadores nas equipes. Antes da pandemia, os times só podiam fazer três substituições por confronto.

A confederação disse se basear nas decisões da IFAB (International Football Association Board), entidade que define as regras do futebol junto à Fifa, para manter a regra, adotada mundialmente em 2020. No início da pandemia, houve o acréscimo de duas trocas por jogo de forma a preservar os jogadores.

A retomada dos torneios naquele ano veio acompanhada de muitos jogos em sequência e um período reduzido de férias entre uma temporada e outra, causando seguidos desfalques nas equipes. A própria infecção por covid-19 nos elencos ajudou a motivar a decisão de ampliar as substituições, fornecendo maiores opções aos treinadores.

Com a mudança nos regulamentos da Libertadores e da Sul-Americana, haverá permissão ainda para uma sexta substituição quando as partidas avançarem até a prorrogação.

A Libertadores deste ano vai começar no dia 9 de fevereiro, pela primeira fase preliminar. Os times brasileiros farão suas estreias somente na segunda fase, entre o fim do próximo mês e o início de março. Já a Sul-Americana vai ter início em 8 de março.