Diário da Região
CONTINENTAL

Com gol de Deyverson na prorrogação, Palmeiras é tricampeão da Libertadores

Verdão bateu o Flamengo por 2 a 1 na final em Montevidéu e conquista a taça da Libertadores pela terceira vez em sua história

por Agência Estado
Publicado em 27/11/2021 às 22:11Atualizado em 28/11/2021 às 07:38
Jogadores do Palmeiras levantam a taça da Copa Libertadores, após derrotarem o Flamengo (Estadão Conteúdo/Natacha Pisarenko/AP)
Jogadores do Palmeiras levantam a taça da Copa Libertadores, após derrotarem o Flamengo (Estadão Conteúdo/Natacha Pisarenko/AP)
Ouvir matéria

O Palmeiras é tricampeão continental. Em uma decisão com todos os ingredientes de um grande jogo no mítico Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, o time alviverde derrotou o Flamengo por 2 a 1, com gol na prorrogação, neste sábado, 27, e levou a taça da Libertadores pela terceira vez.

A equipe de Abel Ferreira foi melhor no primeiro tempo e encontrou seu gol cedo, aos cinco minutos, com Raphael Veiga. A equipe rubro-negra cresceu na etapa final e marcou com Gabigol após tabela com Arrascaeta. Na prorrogação, brilhou a estrela de um herói improvável, Deyverson, que entrou na vaga do lesionado Veiga para anotar o gol do título e fazer história. Definitivamente, é um grande personagem, com muita história para contar.

Campeão em 1999, 2020 e agora em 2021, o Palmeiras se junta a Grêmio, São Paulo e Santos na lista dos brasileiros que mais venceram o torneio continental. Além disso, quebrou um tabu de quatro anos sem vencer o rival carioca. Abel Ferreira, com a sua terceira taça, a segunda da maior competição da América do Sul, entra para o rol dos grandes técnicos da Libertadores.

O duelo que reuniu os últimos campeões continentais foi à altura da importância das duas equipes e do tamanho das torcidas. Os rubro-negros foram maioria no estádio Centenário e também ocuparam quase toda a parte central além de seu setor (tribuna Colombes). Mas os palmeirenses cantaram alto e foram combustível importante para a equipe, que dominou os primeiros minutos.

Sem Felipe Melo, que ao contrário do que Abel havia prometido, não foi titular, o Palmeiras fez um jogo inteligente. Fechou-se com competência e explorou os espaçoso que o Flamengo, como admitira Renato Gaúcho, sempre deixa. Na primeira oportunidade, a equipe alviverde foi às redes com Raphael Veiga. Gómez lançou Mayke, que avançou livre pela direita nas costas de Filipe Luís e rolou para o meio-campista, candidato a craque da competição, concluiu de primeira por baixo de Diego Alves. Festa dos palmeirenses aos cinco minutos no Centenário.

O Flamengo, mesmo com Arrascaeta de volta e o quarteto ofensivo completo, se enroscou na marcação do rival. Não foi capaz de encontrar as brechas na eficiente estratégia montada por Abel Ferreira. Uma das poucas chances saiu dos pés de Bruno Henrique, mas ele demorou para tomar uma decisão e foi desarmado por Gustavo Gómez. O paraguaio fez um primeiro tempo impecável no Centenário.

Do outro lado, o Palmeiras respondeu com Veiga, que arrematou de fora para a defesa de Diego Alves. Em outro ataque, Scarpa cruzou com veneno e Rodrigo Caio quase marcou contra, tentando desviar de cabeça. Antes do intervalo, Filipe Luís se lesionou e deu lugar a Renê.

O Flamengo não voltou com mudanças para o segundo tempo, mas a postura foi diferente. O time rubro-negro pressionou o Palmeiras e até os 15 minutos criou as chances que não havia criado na etapa inicial. Foram três chegadas com perigo. Na melhor delas, Weverton fez uma defesa impressionante em conclusão sem ângulo de David Luiz.

O Palmeiras não reduziu o ritmo. Continuou ganhando boa parte das dividas e trabalhou com eficiência na defesa. Na frente, o incansável Rony quase marcou em belo arremate de fora da área que iria no ângulo não fosse a intervenção de Diego Alves.

Passados 20 minutos, os rubro-negros nas arquibancadas gritaram o nome de Michael pedindo a entrada do atacante. Renato Gaúcho atendeu ao pedido e lançou mão do ponta no lugar de Everton Ribeiro. O capitão teve atuação discreta.

Quando o Palmeiras dava indícios de que voltaria a controlar o jogo, Gabriel tabelou com Arrascaeta, invadiu a área pela esquerda e bateu rasteiro para vencer Weverton e fazer a massa rubro-negra explodir aos 27 minutos.

Com o adversário em cima, Abel resolveu mexer e trocou Dudu por Wesley. Danilo teve de sair por lesão para a entrada de Patrick de Paula. Zé Rafael, o outro volante titular, também se machucou. No lugar dele entrou Danilo Barbosa, prova de que Felipe Melo realmente estava sem condições de jogo, uma vez que permaneceu no banco.

O time paulista passou a ficar mais com a bola. Trocou passes de um lado para o outro, mas, desta vez, encontrou dificuldade para penetrar na zaga do Flamengo, que descolou bons contra-ataques. No melhor deles, Michael saiu na cara do gol, mas bateu cruzado para fora. Sem mais movimentação, o jogo se encaminhou para a prorrogação.

O Palmeiras perdeu o terceiro jogador por lesão: Raphael Veiga, substituído por Deyverson. Quis o destino que tal qual Breno Lopes na última decisão, houvesse um herói improvável. E foi Deyverson. O polêmico e às vezes destemperado atacante aproveitou o vacilo de Andreas Pereira na zaga e bateu na saída de Diego Alves. A bola tocou no goleiro e morreu nas redes. O atacante comemorou efusivamente com a torcida, chorou e recebeu amarelo. Fim de papo e festa alviverde em Montevidéu.

TRAJETÓRIA DO CAMPEÃO

Exibindo 0 de 0

1ª RODADA:

Universitário-PER  2 x 3  Palmeiras

Data e local: 21/4/2021, estádio Monumental de Ate, em Lima, no Peru

UNIVERSITÁRIO-PER: Carvallo; Corzo, Federico Alonso, Quina e Valverde; Armando Alfageme, Gerson Barreto (Murrugarra), Alberto Quintero, Hernán Novick (Guarderas) e Luis Urruti; Enzo Gutierrez (Valera). Técnico: Ángel Comizzo.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Wesley), Luan, Gustavo Gómez, Alan Empererur e Victor Luís (Esteves); Danilo, Patrick de Paula (Gustavo Scarpa), e Raphael Veiga (Danilo Barbosa); Rony e Luiz Adriano (Renan). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Palmeiras – Danilo, Raphael Veiga e Renan (Palmeiras); Universitário – Gutiérez (dois).

 

2ª RODADA

Palmeiras  5 x 0  Independiente Del Valle-EQU

Data e local: 27/4/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Patrick de Paula (Zé Rafael), Danilo (Felipe Melo), Raphael Veiga (Danilo Barbosa) e Victor Luís; Rony (Wesley) e Luiz Adriano (Willian). Técnico: Abel Ferreira.

INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU: Ramírez; Shunke, Pacho e Segovia (Guerrero); Landázuri (Sánchez), Bryan García, Pellerano (Vite), Faravelli e Chávez; Murillo e Braian Montenegro (Escobar). Técnico: Renato Paiva.

Gols: Palmeiras – Rony (dois), Luiz Adriano, Patrick de Paula e Danilo Barbosa

 

3ª RODADA

Defensa y Justicia-ARG  1 x 2  Palmeiras

Data e local: 4/5/2021, no estádio Norberto “Tito” Tomaghello, em Buenos Aires, na Argetina

DEFENSA Y JUSTICIA-ARG: Unsaín; Juan Rodríguez, Emanuel Brítez e Néstor Breitenbruch; Matías Rodríguez, Nicolás Tripichio e Raúl Loaiza (Ortíz), Benítez e Nahuel Gallardo (Felipe Ríos); Gabriel Hachen e Walter Bou. Técnico: Sebastián Beccacece

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha e Victor Luís; Danilo (Felipe Melo), Patrick de Paula (Danilo Barbosa) e Raphael Veiga (Mayke); Rony e Luiz Adriano (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

Gols: Palmeiras – Rony (dois); Defensa – Nicolás Tripichio

 

4ª RODADA

Independiente Del Valle-EQU  0 x 1  Palmeiras

Data e local: 11/5/2021, no estádio Rodrigo Paz Delgado (Casa Blanca), em Quito, no Equador

INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU: Moisés Ramírez; Anthony Landázuri (Escobar), Richard Schunke e William Pacho; José Hurtado, Pedro Vite, Cristian Pellerano (Braian García), Lorenzo Favarelli e Jhon Sánchez (Guerrero); Jacob Murillo (Montenegro) e Cristian Ortiz. Técnico: Renato Paiva

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Goméz e Renan; Marcos Rocha e Victor Luís; Felipe Melo (Gustavo Scarpa), Patrick de Paula (Danilo) e Raphael Veiga (Mayke); Rony e Luiz Adriano (Danilo Barbosa). Técnico: Abel Ferreira

Gol: Palmeiras – Raphael Veiga

 

5º RODADA

Palmeiras  3 x 4  Defensa y Justicia-ARG

Data e local: 18/5/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Jailson; Vanderlan, Luan e Danilo Barbosa; Viña, Gustavo Scarpa, Danilo, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Lucas Lima; Wesley (Giovani) e Willian. Técnico: Abel Ferreira.

DEFENSA Y JUSTICIA-ARG: Ezequiel Unsaín, Frias, Juan Rodriguez (Meza) e Emanuel Brítez; Carlos Rotondi, Tripichio, Raul Loaiza (Gabriel Hachen), Enzo Fernández e Matías Rodríguez; Walter Bou (Escalante) e Braian Romero. Técnico: Sebastián Beccacece.

Gols: Palmeiras – Zé Rafael, Willian e Gustavo Scarpa Defensa – Walter Bou (dois), Matías Rodríguez e Braian Romero

 

6ª RODADA

Palmeiras  6 x 0  Universitário-PER

Data e local: 27/5/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Weverton; Danilo Barbosa, Gustavo Gómez (Luan) e Alan Empereur (Rony); Gabriel Menino, Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Matías Viña; Wesley (Raphael Veiga) e Willian (Luiz Adriano). Técnico: Abel Ferreira.

UNIVERSITÁRIO-PER: Carvallo; Aldo Corzo, Leonardo Rugel, Alonso (Velarde), Quina e Valverde; Gerson Barreto, Armando Alfageme e Guarderas (Zevallos); Quintero e Valera (Gutiérrez). Técnico: Ángel Comizzo.

Gols: Palmeiras – Matías Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian, Rony (dois)

 

OITAVAS DE FINAL - 1º jogo

Universidad Católica-CHI  0 x 1  Palmeiras

Data e local: 14/7/2021, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile

UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI: Sebastián Pérez; Rebolledo, Lanaro, Huerta e Parot; Felipe Gutiérrez (Francisco Silva), Saavedra (Fuenzalida) e Leiva; Gonzalo Tapia (Puch), Zampedri e Diego Valencia. Técnico: Gustavo Poyet.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Gustavo Gómez e Matías Viña (Victor Luís); Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa (Dudu) e Raphael Veiga (Patrick de Paula); Breno Lopes (Wesley) e Deyverson (Willian). Técnico: Abel Ferreira

Gol: Palmeiras – Raphael Veiga

 

OITAVAS DE FINAL - 2º jogo

Palmeiras  1 x 0  Universidad Católica-CHI

Data e local: 21/7/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Felipe Melo (Kuscevic), Gustavo Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (Dudu); Wesley (Breno Lopes) e Deyverson (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira

UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI: Sebastián Pérez; Rebolledo (Asta-Buruaga), Lanaro, Huerta e Parot (Montes); Felipe Gutiérrez (Buonanotte), Saavedra (Francisco Silva) e Leiva (Marcelino Núñez); Fuenzalida, Zampedri e Diego Valencia. Técnico: Gustavo Poyet

Gol: Palmeiras – Marcos Rocha

 

QUARTAS DE FINAL - 1º jogo

São Paulo  1 x 1  Palmeiras

Data e local: 10/8/2021, no Morumbi, em São Paulo

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda (Welington) e (Reinaldo), Miranda e Léo; Daniel Alves, Luan, Liziero, Nestor (Igor Gomes) e Gabriel Sara; Rigoni e Pablo. Técnico: Hernán Crespo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Danilo, Zé Rafael (Patrick de Paula) e Raphael Veiga (Gabriel Veron); Dudu, Rony (Luiz Adriano) e Breno Lopes (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

Gols: São Paulo – Luan; Palmeiras - Patrick de Paula

 

QUARTAS DE FINAL - 2º jogo

Palmeiras 3 x 0 São Paulo

Data e local: 17/8/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Renan; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga (Piquerez); Dudu (Felipe Melo), Wesley (Gabriel Menino) e Rony (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Daniel Alves, Arboleda, Miranda, Léo; Luan (Rojas), Liziero, Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Gabriel Sara (Vitor Bueno); Rigoni e Pablo (Éder). Técnico: Hernán Crespo

Gols: Palmeiras – Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula

 

SEMIFINAL - 1º jogo

Palmeiras  0 x 0  Atlético-MG

Data e local: 21/9/2021, no Allianz Parque, em São Paulo

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Felipe Melo (Danilo), Zé Rafael (Patrick de Paula), Raphael Veiga, Dudu (Wesley); Rony (Veron) e Luiz Adriano (Deyverson). Técnico: Abel Ferreira

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso, Arana; Jair, Allan, Zaracho (Vargas), Nacho Fernández (Nathan); Hulk (Eduardo Sasha) e Diego Costa (Keno). Técnico: Cuca

 

SEMIFINAL - 2º jogo

Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras

Data e local: 28/9/2021, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG

ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso, Arana; Jair (Savarino), Allan (Tchê Tchê), Nacho Fernández (Réver), Zaracho (Eduardo Sasha); Hulk, Vargas. Técnico: Cuca

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gómez, Renan; Marcos Rocha (Gabriel Menino), Felipe Melo, Zé Rafael, Raphael Veiga (Wesley), Piquerez; Dudu (Zé Rafael) e Rony (Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira

Gols: Atlético – Vargas; Palmeiras - Dudu

 

FINAL - jogo único

PALMEIRAS  2 X 1  FLAMENGO

Data e local: 27/11/2021, estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Gabriel Menino), Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa), Gustavo Scarpa, Raphael Veiga (Deyverson) e Dudu (Wesley); Rony. Técnico: Abel Ferreira.

FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Andreas Pereira (Pedro), Éverton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique (Kenedy) e Gabriel. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: Palmeiras - Raphael Veiga e Deyverson; Flamengo - Gabriel