Diário da Região
BRASILEIRO SÉRIE B

Chance de acesso do Novorizontino à Série A cai para 21%, segundo a UFMG

Com empate na 36ª rodada da Série B, chance da equipe da região foi reduzida; confira possibilidades de acesso do Tigre do Vale e de seus principais concorrentes

por Caio Santana*
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Novorizontino encarando o Remo, partida realizada neste sábado, 07, no Jorjão (Higor Basso/Novorizontino)
Galeria
Novorizontino encarando o Remo, partida realizada neste sábado, 07, no Jorjão (Higor Basso/Novorizontino)
Ouvir matéria

Na noite desta segunda-feira, 10, foi encerrada a 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, antepenúltima da atual edição. Em campo, Chapecoense e América-MG na Arena Condá, em Chapecó, onde o time mineiro se saiu melhor e faturou os três pontos fora de casa, vitória pelo placar de 1 a 0. O time de Santa Catarina é um dos principais concorrentes do Novorizontino na disputa por uma vaga no Brasileirão da Série A de 2026, mas o Aurinegro também tropeçou na rodada: recebeu o Remo na tarde do último sábado, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, e não aproveitou a oportunidade de retornar ao G4 da competição, terminando o jogo em igualdade com a equipe paraense, placar de 1 a 1.

Com o empate dentro de casa, juntando com a combinação de resultados na rodada, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) concluiu que a chance de acesso do Tigre do Vale caiu para 21%. Adversário do Aurinegro nesta rodada, o Remo ainda tem boas possibilidades de disputar a elite do futebol nacional na próxima temporada, com 55%, e a Chapecoense, que perdeu para o América-MG em casa, aparece com 60% de chance.

A UFMG também apontou que o atual líder desta Série B, o Coritiba, está praticamente garantido no Brasileirão de 2026 com 99% de chances de acesso. O time Coxa-Branca ainda pode conquistar o título na próxima rodada em caso de vitória, ou se Athletico-PR e Remo tropeçarem diante de seus compromissos no próximo final de semana. Na tabela de classificação da Série B, o Coritiba já somou 64 pontos, enquanto os seus concorrentes na disputa pelo título, 2° e 3° respectivamente, conquistaram 59 pontos.

O maior rival do Coritiba, e vice-líder da competição, não poderia ficar de fora das possibilidades de acesso à primeira divisão após uma importante arrancada no segundo turno. Segundo a UFMG, o Furacão aparece com 78% de chances de subir para a Série A.

Das equipes que ainda sonham com o acesso para a principal divisão do futebol brasileiro, o Novorizontino é o time que tem uma vida mais complicada nas próximas e últimas duas rodadas dessa Série B. O Tigre do Vale, que poderia até assumir a vice-liderança da Série B em caso de vitória contra o Remo, não apenas desperdiçou a chance de retornar ao G4 como também perdeu posições na tabela; agora, o time ocupa o 7° lugar com 57 pontos garantidos.

Seus próximos compromissos na competição são com duas equipes que estão próximas do Aurinegro na classificação, sendo o primeiro deles um duelo contra o Goiás, 6° colocado com 58 pontos, fora de casa; o time esmeraldino ainda tem 35% de chances de estar entre as quatro melhores equipes da Série B. A partida será realizada no próximo domingo, 16, a partir das 16h30.

Na última rodada, a despedida do Novorizontino na temporada será diante de seu torcedor, no Jorjão, em jogo contra o CRB, 8° lugar com 53 pontos ganhos, mas que, diferentemente de todas as equipes citadas, não tem mais possibilidade de acesso à Série A do ano que vem. Novorizontino e CRB se enfrentam no dia 23, às 16h30.