SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 20 DE AGOSTO DE 2022
JUDÔ

Após suspensão devido à pandemia, Copa Matsumi de Judô movimenta Rio Preto neste sábado

O evento marca o retorno da tradicional competição, organizada pela Associação Matsumi, após dois anos de paralisação por conta da pandemia

Da Redação
Publicado em 04/08/2022 às 00:46Atualizado em 04/08/2022 às 01:06
Najila Bandeira Nascimento e Roberto Fuscaldo durante treinamento (Johnny Torres 3/8/2022)

Najila Bandeira Nascimento e Roberto Fuscaldo durante treinamento (Johnny Torres 3/8/2022)

O ginásio de esportes Alberto Cecconi, em Rio Preto, sediará neste sábado, 6, a partir das 9h, a 22ª edição da Copa Matsumi de Judô. O evento marca o retorno da tradicional competição, organizada pela Associação Matsumi, após dois anos de paralisação por conta da pandemia. O torneio terá supervisão da Federação Paulista de Judô e apoio da Secretaria de Esportes de Rio Preto.

Para esta edição, são esperados mais de 500 praticantes da modalidade, vindos de aproximadamente 30 diferentes municípios do Noroeste paulista. As disputas acontecerão nas categorias festival e competição. Na primeira, crianças que estão iniciando no esporte vão interagir entre si seguindo divisões de peso e idade, com intuito de os colocar em contato com o ambiente de competição e disciplina, além de premiar todos os participantes com medalhas.

Já na categoria competição, atletas experientes se enfrentarão em diferentes divisões, buscando vencer os seus combates e pontuar a favor do seu município. Ao fim, as três cidades que somarem mais pontos com seus atletas receberão os troféus do torneio.

Entusiasmado com o retorno do evento, o sensei Roberto Fuscaldo, da Associação Matsumi, conversou com o Diário sobre a importância do torneio. “Nós estamos bastante ansiosos com essa volta após tanto tempo, pois nunca aconteceu uma paralisação dessa, então ficamos naquela expectativa para que dê tudo certo e seja um evento que agrade a todos. Esperamos uma presença maciça de praticantes, especialmente crianças e jovens, já que o esporte é uma ferramenta essencial dentro do município para afastá-los dos vícios e os manter focados em valores positivos”, disse.

Participante de todas as edições anteriores como atleta ou técnico, o sensei Stefanio Stafuzza, de Guaíra, falou da alegria em voltar à tradicional Copa Matsumi. “É um evento com muita tradição, uma referência em toda a região. Em todas as minhas participações, inicialmente como atleta e hoje como técnico, é possível ver que a garotada adora esse torneio, eles sempre me perguntam: ‘sensei, quando vai ter a Copa Matsumi?’, então eles não viam a hora deste retorno. Participaremos com 44 atletas do nosso projeto social aqui de Guaíra, onde atendemos 500 crianças do município. Vamos com muita alegria”, conta. (Colaborou Sergio Torqueti)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por