Tilápia

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) solicitou a suspensão da importação de filé de tilápia do Vietnã pelo estado de São Paulo. O pedido foi feito durante reunião com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho. No encontro, a Peixe BR aponta a preocupação com o risco sanitário associado ao vírus TiLV (Tilapia Lake Virus), doença ausente em território paulista, e pode comprometer a sanidade da produção da espécie. A entidade abordou ainda na reunião, a cobrança da tributação aplicada pelo estado paulista de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção local e do pescado proveniente de outros estados brasileiros, enquanto o filé de tilápia importado conta com ICMS zero, prejudicando a competitividade da piscicultura nacional.
Exportações
As exportações brasileiras do agro em janeiro de 2026 somaram US$ 10,8 bilhões, decréscimo de 2,2% em relação ao primeiro mês do ano anterior, conforme o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Apesar do aumento do volume exportado em 7%, houve queda do preço médio em 8,6%. Esse recuo nos preços médios está associado à redução dos preços internacionais para algumas das principais commodities. Entre os produtos exportados de maior valor no período, o Mapa destacou a carne bovina in natura, com US$ 1,3 bilhão e 231,8 mil toneladas, com embarques destinados a 116 países, além das compras dos Estados Unidos que cresceram 93%. Na segunda posição, a soja também manteve destaque nas exportações, com aumento de 49,4% em relação a janeiro de 2025.
Safra de grãos
Com a colheita das culturas de primeira safra, a produção de grãos no País está estimada em 353,4 milhões de toneladas na temporada 2025–2026, um crescimento de 0,3% em relação ao volume do ciclo anterior, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área plantada deve chegar a 83,3 milhões de hectares, aumento de 1,9% que corresponde a um avanço de 1,5 milhão de hectares. O levantamento aponta para uma safra de 178 milhões de toneladas de soja, volume de 6,5 milhões de toneladas a mais em comparação ao ciclo passado e um novo recorde para a cultura. Já a previsão para o milho, é de 138,4 milhões de toneladas, uma queda de 1,9% em relação à safra passada.
Feijão
Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) mostra que no mês de fevereiro, o preço do feijão-carioca está 20% superior à cotação de janeiro, sendo que em algumas regiões do País, o avanço supera os 30% de aumento no valor. Pesquisadores do Cepea indicam que a elevação nos preços vem das dificuldades de colheita e das restrições de áreas plantadas. A disponibilidade de feijão, inclusive, deve ser a menor em uma década. Segundo dados divulgados pela Conab, a safra brasileira de feijão é estimada em 2,97 milhões de toneladas, a menor em quatro anos. Porém, na avaliação do Cepea, quando se somam a essa produção os estoques iniciais e as importações, a disponibilidade interna é prevista em 3,09 milhões de toneladas, resultando na menor safra em 10 anos.