Diário da Região
ENERGIA LIMPA

Tereos prepara projeto de planta de biogás em unidade de Olímpia

Na safra passada a Tereos registrou um volume total de 1.740 GWh de energia elétrica gerada a partir da biomassa da cana

por Felipe Nunes
Publicado em 30/09/2021 às 00:10Atualizado em 30/09/2021 às 18:34
Usina Cruz Alta, do grupo Tereos, localizada no município de Olímpia (Divulgação)
Usina Cruz Alta, do grupo Tereos, localizada no município de Olímpia (Divulgação)
Ouvir matéria

Segundo maior produtor de açúcar e etanol do Brasil, o Grupo Tereos tem planos de expandir a produção de energia renovável. A planta, em fase de finalização, vai funcionar na Usina Cruz Alta, em Olímpia.

Segundo Everton Carpanezi, superintendente de operações agroindustriais da Tereos, a planta utilizará a vinhaça – um dos resíduos da cana-de-açúcar – para fabricação de biogás, ampliando a oferta de energia limpa da companhia.

Ainda de acordo com Carpanezi, na safra passada a Tereos registrou um volume total de 1.740 GWh de energia elétrica gerada a partir da biomassa da cana. “Desse total, 590 GWh foram utilizados internamente e 1.150 GWh foram comercializados”. Fonte energética renovável e sustentável, o biogás é uma alternativa eficiente e barata aos recursos fósseis.

Além dos investimentos em produção de energia limpa, o Grupo também investe em tecnologia e inovação para melhorar a produtividade. No campo, destacam-se as iniciativas de monitoramento por drone para identificar possibilidades de melhorias na qualidade e rendimento das operações agrícolas, utilização de imagens de satélite para análises da produtividade do canavial, além da identificação de potenciais desvios, como falhas de brotação, plantas daninhas e impactos da seca e pragas no solo.

Na safra 20/21, as sete unidades do grupo processaram 20,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. “A produção de açúcar atingiu recorde de 1,9 milhão de toneladas, enquanto a de etanol foi de 730 milhões de litros, fechando um mix de produção de 63% de açúcar e 37% de etanol”, destacou.