Pastoral do Empreendedor une negócios e fé em Rio Preto
Pastoral do Empreendedor reúne empresários, profissionais, especialistas, além de líderes católicos. Objetivo principal é o de acolher e evangelizar pequenos e grandes empreendedores


A junção de orientação espiritual e de conhecimento técnico para auxiliar nos desafios da vida empresarial é a proposta implantada em três igrejas de Rio Preto. Com 11 anos de atuação na cidade, a Pastoral do Empreendedor reúne empresários e comerciantes, profissionais e especialistas do segmento, além de líderes católicos. O objetivo principal é o de acolher e evangelizar pequenos e grandes empreendedores, criando um grupo de contatos profissionais a fim de se ajudarem e fortalecerem os negócios.
Desde a criação, cerca de um mil empreendedores já participaram em um dos grupos da Pastoral que estão divididos nas igrejas Nossa Senhora do Brasil, no São Deocleciano; Menino Jesus de Praga, no São Manuel, e São João Apóstolo, no Jardim Planalto.
Entre as atividades oferecidas aos fiéis empreendedores estão retiros espirituais, Santa Missa com empreendedores, bênçãos nas empresas, reuniões semanais de partilha, grupos de oração no ambiente de trabalho, encontros anuais para empreendedores católicos, interpretação da palavra de Deus para o mundo dos negócios e acompanhamento espiritual.
A primeira igreja a oferecer aos fiéis a Pastoral do Empreendedor foi a Nossa Senhora do Brasil. “A gente percebe que eles têm uma vida solitária na hora das decisões, a Pastoral é esse espaço para ouvir e encaminhamento na direção da espiritualidade. É um jeito de acolhida a esses profissionais porque o nosso cuidado dizemos que é com o CPF, a pessoa, e não com o CNPJ, que já existe outras instituições, associações que olham para esse aspecto”, afirma o padre Ernesto Pedro de Oliveira Rosa. Ele está à frente da igreja pioneira, é responsável regional e ajudou a fundar o grupo em parceria com o embaixador da Pastoral do Empreendedor, padre João Carlos Almeida, mais conhecido como padre Joãozinho SCJ (Sagrado Coração de Jesus).
Em Rio Preto, a coordenação da Pastoral conta com dez pessoas que, entre outras atividades, organizam os encontros, definem os nomes de profissionais que serão chamados para proferir palestra nas reuniões mensais, agendam os compromissos religiosos.
Atualmente, pelo menos 30 empreendedores participam de cada uma das Pastorais em uma das três igrejas. Ao todo, próximo a 100 pessoas estão ativamente se beneficiando com o grupo. Conforme o padre Ernesto, o principal desafio é reunir mais empreendedores. “Buscamos trazer mais empreendedores para a reunião, com temas que são do interesse deles, temos as missas, bênçãos nas empresas. O objetivo é buscar soluções em conjunto, trabalhando o espiritual alinhado com as necessidades da pessoa do empreendedor”, ressaltou o padre Ernesto.
Resultados
A empreitada vem colhendo bons frutos, já que de acordo com os participantes, além da orientação e conhecimento técnico, a formação espiritual faz toda a diferença na hora de enfrentar os desafios do mundo dos negócios. “Temos conhecimento dos testemunhos de fé de outros empreendedores, que dão ideia para a gente. Conversamos sobre os problemas e desafios, dando assim um norte se estamos no caminho certo, se temos os mesmos problemas”, comenta Thiago Ávila Aureliano, que junto com sua mulher, Suelen, são um dos seis casais que atuam na coordenação nacional da Pastoral.
Além de reunir quem já atua, a Pastoral também contribui para desenvolver e despertar o espírito empreendedor. Foi o que aconteceu com a professora universitária Sabrina Costa, que entrou no grupo e abriu sua empresa de coach em saúde. “É um trabalho tão profundo que aflora algo que nos é natural. Somos um povo criativo, que busca abundância, inovação. Eu entrei porque como professora sentia que tinha um diferencial, que desenvolvia projetos atípicos. As orientações do padre Ernesto e da Pastoral me despertaram para abrir meu próprio negócio”, afirma.
Onde encontrar
Igreja Nossa Senhora do Brasil
- Endereço: Rua Dias de Castro, nº 388, São Deocleciano
- Encontros: na última segunda-feira do mês, às 20 horas
- Missa do Empreendedor: 3º domingo do mês, às 18 horas
- Informações: (17) 99606-7694 / 3224-5616
Paróquia Menino Jesus de Praga
- Endereço: Rua Teodoro Demonte, 465, São Manoel
- Missa do Empreendedor: 2ª quinta-feira/mês, 19h30
- Encontros: após a missa
- Informações: (17) 3304-6020
Paróquia São João Apóstolo e Nossa Senhora da Dores
- Endereço: Rua Evaristo Ferreira Cabral, 1365, Jardim Planalto
- Missa do Empreendedor: 2º domingo/mês, 19h30
- Encontros: 2ª segunda-feira do mês, às 20 horas
- Informações: (17) 3236-3991
Segunda cidade a ter iniciativa
A Pastoral do Empreendedor (PE) foi criada em Salvador, na Bahia, a partir da iniciativa do Frei Rogério Soares de Almeida, religioso da Ordem de Nossa Senhora das Mercês e, na época pároco na capital baiana. Ele notou que era preciso criar um ambiente acolhedor para os empreendedores e começou a questionar-se sobre o cuidado, a evangelização e o lugar do empresário na Igreja. Um grupo de quatro empreendedores foi formado e orientado. Posteriormente, um evento foi realizado por este grupo, o I Encontro de Católicos Empreendedores de Salvador, em 2011.
Logo em seguida, o padre Joãozinho SCJ trouxe a ideia para a Diocese de Rio Preto, criando o grupo na cidade. “A comunidade tinha uma ideia que para participar da igreja teria que ser ministro da eucaristia ou de outras pastorais. A Pastoral do Empreendedor foi criada para que houvesse um espaço para os empreendedores católicos. Jesus era empreendedor, filho de um carpinteiro, ajudou o pai no negócio e Ele escolheu empreendedores para segui-lo, os apóstolos João, Tiago, Pedro e André, - que antes de seguir Jesus eram pescadores. Foram escolhidos para que se tornasse pescadores de gente, já que entendiam de negócios”, comenta.
Apoio
Valdercir Buosi, sócio de uma empresa de auditoria e consultoria e professor universitário, foi convocado pelo padre Joãozinho para auxiliar na implantação da primeira Pastoral do Empreendedor em Rio Preto e se recorda que os primeiros empreendedores chegavam ao grupo em busca de orientação espiritual e também precisavam adquirir conhecimento da parte técnica do mundo empreendedor. “Foi um desfio entender qual a necessidade deles e tinha muitos empresários que buscavam por apoio. Ao entender como a Pastoral podia ajudá-los, íamos amarrando palestras, criando experiências e serviços como de consultoria. A ideia é que os encontros atendam aos interesses deles”, conta Valdecir, que mesmo hoje não estando à frente da Pastoral, colabora realizando palestras e oferecendo consultorias.
Além de Rio Preto e Salvador, atualmente, a Pastoral do Empreendedor está em 65 paróquias e em dez dioceses, como São Paulo, Sorocaba (SP), Presidente Prudente (SP), Santo André (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). (TP)