Diário da Região
NEGÓCIOS EM PAUTA

Mar e Rio Pescados faz investimento milionário para ampliar área de armazenamento em Rio Preto

Empresa importa produtos de 17 países e vende no País todo

por Liza Mirella
Publicado em 30/09/2023 às 23:16Atualizado em 01/10/2023 às 06:58
Uma das áreas de armazenamento da Mar e Rio (Guilherme Baffi 28/9/2023)
Uma das áreas de armazenamento da Mar e Rio (Guilherme Baffi 28/9/2023)
Ouvir matéria

Ao completar 20 anos de existência em Rio Preto, a Mar e Rio Pescados expande ainda mais sua atuação. A empresa adquiriu duas áreas anexas ao prédio da avenida Alfredo Folchini. O objetivo é construir uma câmara para acondicionar pescados congelados e frescos e ampliar o centro administrativo.

Segundo o empresário Júlio Cesar Antônio, a empresa importa pescados de 17 países e mantém um estoque regulador de 2,5 milhões de quilos. Com a expansão – a área passa de dez mil metros quadrados para 20 mil metros quadrados – será possível armazenar 6,5 milhões de quilos.

Na primeira etapa da obra – de ampliação do centro de distribuição – estão sendo investidos R$ 17 milhões, com geração de 80 a 100 empregos. A segunda etapa prevê a instalação de uma indústria, ainda sem prazos definidos ou outros detalhes. “O centro de distribuição ficou pequeno, precisamos de mais espaço para as operações de compra e venda”, disse Júlio.

Hoje, a Mar e Rio Pescados emprega 470 pessoas e tem 135 representantes comerciais. A venda dos produtos é para o Brasil todo, em 5,8 mil pontos de food service (restaurantes) e 3,3 mil pontos de varejo (supermercados). A empresa tem a loja modelo de venda a varejo na avenida Francisco Chagas de Oliveira, inaugurada em 2017, e outra operação, no Mercado Municipal, aberta no ano passado.

Eventos e mais

Panda vem a Rio Preto (Divulgação)
Panda vem a Rio Preto (Divulgação)

Palestra - "A receita de sucesso da vida é trabalhar com o que se ama." Essa é uma entre as várias mensagens que serão compartilhadas pelo renomado palestrante Gianfranco Beting, ou Panda Beting, como é conhecido, durante sua palestra no próximo dia 6, no Riopreto Shopping Center. Panda foi um dos fundadores da Azul, para a qual criou toda a estratégia de marketing. Em 2016, mudou-se para Miami e abriu uma consultoria na área de branding. Panda vai falar sobre branding de negócios para admiradores de aviação, publicitários, designers, administradores e empreendedores que têm a cabeça livre para voar. Os ingressos custam R$ 100 (inteira) e podem ser adquiridos pelo link https://l1nk.dev/OZnmD.

Muitas novidades

O Plaza Shopping está cheio de novidades. Uma delas é o projeto Plaza Design, uma mostra permanente em que empresas irão montar lojas temáticas, como se fossem ambientes. O público poderá visitar o espaço e adquirir os produtos expostos. Mais de dez lojas vão compor a Alameda, com entrada pela avenida Brasilusa. Nela, será inaugurada uma unidade do tradicional bar Chico Barrigudo. E vem mais. Na segunda quinzena de novembro será inaugurada a unidade da rede norte-americana KFC, famosa pelos baldes de frango frito. Outra novidade é a transferência da academia que já funciona no espaço para um local de 3,2 mil metros quadrados, agora com o nome de Inova Maxx. O centro comercial ganhará ainda a Clínica ELO, especializada em terapias voltadas ao tratamento de transtornos do espectro autista.

Pausa para crescer

Camila está preparando nova loja (Divulgação)
Camila está preparando nova loja (Divulgação)

Quem já está morrendo de saudades das delícias da Bololô não precisa se preocupar. Fechada para ampliação, a loja vai ser reaberta no próximo dia 3, no mesmo local, na avenida Fortunato Ernesto Vetorazzo, só que num espaço maior e mais aconchegante, em que será possível também consumir no local. A empresária Camila Castelli conta que havia o desejo de ampliar as instalações e incrementar o cardápio. Além dos tradicionais bolos caseiros e de confeitaria, haverá opções de lanches, cafés e cappuccinos. “É um sonho antigo e um pedido dos clientes mais próximos sentar e tomar um café acompanhado de uma fatia de bolo. Também nos pedem mais opções salgadas. Além disso, o espaço que tínhamos já estava apertado”, disse. Os investimentos são da ordem de R$ 350 mil e vão permitir dobrar o quadro de funcionários, de oito para 16. A inauguração oficial está prevista para o dia 28, quando a empresa completa 11 anos de fundação em Rio Preto.

Café tipo exportação

Ruiz Coffee vai virar franquia (Divulgação)
Ruiz Coffee vai virar franquia (Divulgação)

E tem mais marca local mirando ampliar suas conquistas pelo Brasil e pelo mundo. Trata-se do Ruiz Coffee, marca de café que pertence a uma tradicional família produtora da região de Bálsamo. A família Ruiz exporta cerca de 300 mil sacas de café por ano, que saem de 22 propriedades instaladas em oito municípios brasileiros. De acordo com o Grupo Zanon, que formatou o negócio, depois de lançarem a marca própria para pulverizar e vender o produto no varejo, a ideia agora é franquear cafeterias. “Decidimos juntar essas duas forças e criar uma cafeteria conceito para levar uma experiência diferenciada aos clientes, com os melhores cafés e grãos.

Queremos trazer uma cafeteria diferenciada, com fabricação própria, o que praticamente ninguém tem no mercado”, afirmou Reinaldo Zanon, CEO do grupo Zanon, parceiro na empreitada e que implantou uma unidade da empresa no prédio do grupo. A perspectiva é começar a comercialização até o final do ano, com investimento total estimado entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, o que vai diferenciar são os tamanhos.