Diário da Região
UNIVERSO EM EXPANSÃO

Feira de franchising reúne 29 franquias da região de Rio Preto em São Paulo

Feira do setor de franchising começa nesta quarta-feira, 22, em São Paulo e promete movimentar o segmento; participam do evento 29 marcas da região de Rio Preto com meta de crescer

por Liza Mirella
Publicado em 22/06/2022 às 02:18Atualizado em 22/06/2022 às 09:17
Ouvir matéria

Vinte e nove marcas de Rio Preto e região marcam presença a partir desta quarta-feira, 22, no Expo Center Norte, em São Paulo, durante a ABF Franchising Expo, feira do setor que volta a ser presencial em 2022, chegando a sua 29ª edição, e vai até sexta-feira, 24. Berço de franquias, Rio Preto reúne atualmente 2,5 mil unidades, que registraram faturamento de R$ 519 milhões no primeiro trimestre deste ano. Elas respondem pela geração de 20,4 mil empregos.

A participação das marcas locais no evento mais aguardado do setor dá corpo à feira que reúne franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, em segmentos como alimentação, moda, serviços educacionais, saúde, beleza, etc. “A feira é uma boa opção para todas as marcas que procuram expansão, do Brasil e para as marcas locais com sede em Rio Preto”, afirma Rogério Gabriel, presidente do grupo Move Edu e diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para o Interior de São Paulo.

Última edição da ABF Expo, em 2019, reuniu 60 mil pessoas (Divulgação/Arquivo)
Última edição da ABF Expo, em 2019, reuniu 60 mil pessoas (Divulgação/Arquivo)

Integrante da ABF Franchising Week, semana de imersão no universo das franquias, a ABF Franchising Expo reuniu cerca de 400 marcas expositoras e recebeu uma visitação de 60 mil pessoas em sua última edição. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada em 1 mil m², chegando a 32 mil m² no total. Haverá ainda a Arena do Conhecimento, com uma série de palestras e atividades formativas.

No ano passado, as franquias registraram um crescimento de 10,7% e o volume total de unidades cresceu 9,1% no Brasil. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos. “Quem investe em uma franquia já parte com vantagens muito importantes em relação a um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Lançada no mercado de franchising no fim do ano passado, a franquia Rural Pago participa pela primeira vez do evento. A rede tem como norte oferecer quatro produtos em um só lugar: consórcio, crédito rural, seguro e energia solar fotovoltaica, sendo uma plataforma tecnológica de multinegócios.

“Somos do agronegócio. Nascemos e crescemos nesse meio há dez anos. Vendo as dificuldades dos produtores em ter acesso a alguns tipos de produtos, pegamos nossa expertise no setor e investimos em tecnologia para criar a franquia que temos hoje”, afirma Marcelo Amantea, diretor geral da marca. A expectativa é alcançar 50 acordos na feira. O investimento inicial total é de cerca de R$ 50 mil.

O Grupo ZNTT, holding de franquias de Rio Preto, participa da feira pelo oitavo ano com três marcas em 2022: Bem Seguros E Créditos, TFlow e Vida Leve. O valor dos investimentos varia de R$ 10 mil a R$ 20 mil e a expectativa é fechar 20 negócios durante a feira, fora o que será prospectado no evento. “Nossa expectativa é muito grande por conta dos dois anos em que o evento não aconteceu por causa da pandemia. O pessoal está pronto para empreender e deve ser a melhor feira da década”, afirmou Bruno Zanetti, CEO do Grupo.

Com expectativas bastante positivas, a rede de piscinas Igui espera vender duas unidades da marca e entre dez e 15 da Tratabem. “Estamos bastante otimistas e este otimismo é também fruto do nosso crescimento recorde de 2021. Uma empresa que atua no setor de franchising só cresce se houver novos franqueados e é isso que viemos em busca nesta edição. Para isso, contamos com modelos de negócios diversificados e pensados para os mais diferentes perfis de empresários e profissionais”, afirmou Filipe Sisson, fundador e CEO da Igui.

Pela primeira vez com estande na feira, a Convex Brasil, franquia fundada em Rio Preto que produz e comercializa joias em aço, prata e prata revestida em ouro, vai apresentar seu modelo de negócio no formato quiosque. O investimento é de R$ 129 mil e o prazo de retorno estipulado é de 18 a 36 meses. “Vamos apresentar também mais de 170 novos modelos de joias”, diz Rinaldo Monaco, CEO da rede.

Redes participantes da feira

Catanduva

  • Ice Creamy Sorvetes – Alimentação

Cedral

  • Rede iGUi: iGUi, Splash e TRATABEM – Casa e construção

Olímpia

  • Vazoli – Serviços e outros negócios

Rio Preto

  • AF Crédito Soluções Financeiras – Serviços e outros negócios
  • Bebidas Online – Alimentação
  • Bem Safe – Serviços e outros negócios
  • Bioflora – Saúde, beleza e bem-estar
  • Ceopag – Serviços e outros negócios
  • Chiquinho Sorvetes – Alimentação
  • Convex Brasil – Moda
  • Duckbill Cookies and Coffee – Alimentação
  • Energy Brasil – Serviços e outros negócios
  • Gadugi Coworking – Serviços e negócios
  • GEO Cred BNK Soluções Financeiras – Serviços e outros negócios
  • KingCase – Comunicação, informática e eletrônicos
  • Lug’s – Alimentação
  • Maria Brasileira – Limpeza e conservação
  • Mary Help – Limpeza e conservação
  • Mini Orbe-o Gelato do Futuro – Alimentação
  • Nutrimais – Serviços e outros negócios
  • Rural Pago – Serviços e outros negócios
  • Segcredi – Serviços e outros negócios
  • Segenergy – Serviços e outros negócios
  • Seguralta – Bolsa de Seguros – Serviços e outros negócios
  • TFLOW – Moda
  • Vida Leve – Alimentação

Fonte – Associação Brasileira de Franchising (ABF)