SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2021
HORA DE PLANEJAR

Evento virtual orienta empreendedores de Rio Preto e região para a Black Friday

Comerciantes de Rio Preto já se preparam para a Black Friday, em 26 de novembro; agora é o momento de decidir os objetivos, que podem ser baixar estoque, atrair novos consumidores ou reconquistá-los

Felipe Nunes
Publicado em 13/10/2021 às 23:49Atualizado em 14/10/2021 às 11:21
Empresário Roberto Alexandre de Souza vai oferecer descontos entre 15% e 25% em cerca de 20 produtos: expectativa positiva (Guilherme Baffi 13/10/2021)

Empresário Roberto Alexandre de Souza vai oferecer descontos entre 15% e 25% em cerca de 20 produtos: expectativa positiva (Guilherme Baffi 13/10/2021)

Faltam pouco mais de seis semanas para uma das datas de descontos mais aguardadas do ano, mas muitos lojistas rio-pretenses já deram início aos preparativos para a Black Friday. O evento é bastante esperado pelos comerciantes, já que é uma oportunidade para ampliar as vendas e conquistar novos consumidores.

No ano passado, as vendas online na data alcançaram R$ 4 bilhões em todo o País, segundo a consultoria Ebit/Nielsen. O volume representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período de 2019. Neste ano, a Black Friday será oficialmente realizada no dia 26 de novembro, mas muitos lojistas aproveitam para oferecer condições especiais por maior período.

Para a consultora de negócios do Sebrae de Rio Preto, Simone Haduo, antes de iniciar o planejamento estratégico o empreendedor deve definir qual objetivo pretende alcançar, seja captar clientes novos, seja reconquistar consumidores ou mesmo baixar o estoque. Depois de definido objetivo, o primeiro passo é fazer uma análise financeira da empresa. “É preciso analisar como está a situação do caixa, do capital de giro e de estoque. A partir disso, é possível definir uma estratégia, preços e condições de pagamento”.

Simone ressalta a importância de um planejamento bem definido e realizado com antecedência para garantir uma boa experiência de compra. “Pensando no online é preciso definir logística e frete. Na loja física, o empreendedor precisa se perguntar se vai precisar de mão de obra temporária. Compensa antecipar essa contratação que seria feita para o Natal, já que o movimento começa antes”, diz. Depois de alinhado o planejamento, o empreendedor deve iniciar a divulgação, reforça Simone que participa de um evento online hoje, para dicas aos empreendedores.

Lucas Brum, especialista em marketing e gerente da Mailbiz, consultoria de e-mail marketing para e-commerces, reforça essa ideia de informar os clientes sobre as ações de desconto com antecedência. “Isso ajuda a criar no cliente um senso de expectativa. Antecipe para os clientes quais os produtos terão maior promoção. Isso deixa o público mais próximo da marca”.

Brum defende que todas as empresas podem participar da data, independentemente de ser um e-commerce ou uma loja física. Isso porque grande parte dos consumidores já se programa para a temporada de descontos. “É o momento que todos esperam encontrar bons preços”. Outra sugestão é apostar nos produtos que vendem mais e que possuem maior chance de saída, do que oferecer descontos naqueles itens que estão encalhados, em uma tentativa de desovar o estoque. “O importante é vender. O objetivo não deve ser renovar o estoque”.

Dicas ao consumidor

Reputação

É importante que o consumidor se certifique de que a loja de fato existe e funciona. Na própria página, veja se consta o endereço físico da empresa e se é fácil encontrar os contatos em caso de problemas. Buscas nas redes sociais também são indicadas. Também é possível fazer consultas no site do Procon e Reclame Aqui. Uma reputação ruim é prenúncio de problemas. Segundo o especialista em marketing e gerente da empresa de conultoria Mailbiz, Lucas Brum, outra orientação é acessar as redes sociais da empresa para checar o feedback de outras pessoas que já fizeram compras na loja. “É interessante checar o engajamento dessa marca nas redes, o que aumenta a sensação de segurança”, diz.

 Planejamento

Prepare uma lista com os produtos ou serviços que deseja adquirir e qual valor pretende gastar. Aplicativos de sites de comparação de preços podem ser bons aliados neste momento. "Pesquisar os preços que estão sendo praticados no mercado antes da promoção nos ajuda a ter confiança de que no dia o preço realmente caiu e de que o consumidor está fazendo um bom negócio”.

Como as compras são feitas de forma instantânea, é bom já saber os detalhes com antecedência. Contudo, preste atenção nas informações e na conclusão das compras para que tudo saia dentro do planejado e você não compre A e receba B. “Pesquise bastante antes de tomar a decisão de compra. Dessa forma, o consumidor tem menos chances de sofrer uma fraude”, diz Brum.

Fonte - Mailbiz

Evento online traz dicas

A Black Friday é tema de um evento virtual que será realizado hoje para empreendedores de Rio Preto e região. O encontro é uma parceria entre o Sebrae-SP e a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). As inscrições são gratuitas e são voltadas tanto para empreendedores de lojas online quanto de lojas físicas.

Durante o evento, especialistas vão falar sobre os cuidados com as finanças, capital de giro e estoque para criação de estratégias; e como preparar sua equipe e melhorar a comunicação interna para o período. Dicas, estratégicas e ideias de divulgação para aumentar as vendas no período também fazem parte da programação. A Acirp também fará o lançamento da campanha de Black Friday para os associados da entidade.

A ação online terá início às 19h e contará com a participação dos consultores do Sebrae-SP Simone Haduo e Artur Shoiti e do empresário e diretor do comércio da Acirp, Walter Carrazone. As inscrições podem ser feitas no link http://bit.ly/Inscrição_Black_Friday. (FN)

Empresário se prepara para a campanha

Os preparativos para a Black Friday de 2021 já se iniciaram na Suprimatica.com, loja especializada em equipamentos de informática e em computadores de alta performance. Este será o terceiro ano consecutivo em que o estabelecimento adere à campanha de promoções, afirma o empresário e dono do estabelecimento, Roberto Alexandre de Souza.

"No ano passado nosso resultado foi muito positivo, com uma alavancada nas vendas que fez o faturamento ficar entre 35% e 40% maior, comparando com uma semana comum. Por isso, neste ano decidimos aderir novamente à campanha”, destaca. Assim como em 2020, a estratégia será a de fazer uma semana de descontos, começando na segunda-feira, dia 22 de novembro, e se estendendo até sábado, dia 27 de novembro.

Souza afirma que o planejamento contempla oferecer descontos para produtos tanto no site quanto na loja física, com condições melhores para os clientes que optarem pela compra à vista. Mas a loja ainda oferece opção de parcelamentos em até 12 vezes. “Neste ano, vamos participar com descontos que vão de 15% a 25% no preço em cerca de 20 diferentes produtos”. Entre os itens que devem entrar em promoção estão hardwares como memória ram, HD (sigla em inglês para Hard Disk, que significa disco rígido) e computadores montados.

O empresário esclarece que nos outros anos conseguiu oferecer descontos maiores em alguns produtos, mas que mudou a estratégia neste ano devido à dificuldade em conseguir repor estoque, já que o mercado sofre com o desabastecimento de diversos produtos. “Estamos tendo um pouco de dificuldade em conseguir algumas mercadorias e, neste ano, o preço está muito instável. Mesmo assim, acreditamos que vai ter procura”. (FN)

 
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