CAGED

Emprego formal tem saldo positivo em Rio Preto no mês de agosto

Neste ano, foram geradas 6.186 vagas no mercado formal da cidade

por Felipe Nunes
Publicado em 30/09/2021 às 00:19Atualizado em 30/09/2021 às 08:26
Vagas de emprego (Marcos Santos/USP Imagens)
Galeria
Vagas de emprego (Marcos Santos/USP Imagens)
Ouvir matéria

O saldo líquido de empregos formais em Rio Preto ficou positivo pelo oitavo mês consecutivo. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, Rio Preto encerrou o mês de agosto com saldo de 1.052 vagas de emprego formais criados. O número é resultado de 6.221 contratações e 5.169 demissões.

Desde o início do ano, esse foi o terceiro melhor resultado para a cidade, atrás apenas dos resultados registrados em janeiro (1.333) e fevereiro (1.340).

As contratações no mês de agostam foram puxadas pelo setor de serviços, com saldo de 454 vagas (2.811 admissões e 2.357 desligamentos) e comércio, com saldo de 272 postos de trabalho (1.916 admissões e 1.664 desligamentos). Os setores de indústria e construção também fecharam com números positivos, respectivamente de 213 e 112.

No ano, foram geradas 6.186 vagas no mercado formal em Rio Preto, resultado de 44.280 contratações e 38.094 desligamentos.

Diretor do Sincomércio de Rio Preto, Orvásio Tancredi Júnior avalia o resultado como bastante positivo e um sinal da retomada da atividade empresarial na cidade. Ele reforça que a entidade esperava por um avanço nas contratações, mas que esse movimento está sendo mais rápido do que o esperado. “Não imaginávamos que o período tivesse um resultado tão positivo assim, por isso é algo para se comemorar. O que vemos é que a reabertura gradual [das atividades] aumentou a confiança das pessoas e influenciou o retorno das contratações”, diz.

Para Tancredi, o setor de serviços tem apresentado melhor desempenho em relação ao volume de contratações por ter sido um segmento que passou por algumas transformações durante a pandemia e que se adaptou rapidamente ao novo modelo de consumo.