Diário da Região
NEGÓCIOS EM PAUTA

Conheça empresas que nasceram como lojas de bairro e se expandiram em Rio Preto

No mês do aniversário de Rio Preto, Coluna traz temas que mostram a força da cidade para negócios de diferentes setores; nesta semana, conheça empresas que nasceram como lojas de bairro e expandiram ao longo do tempo

por Arthur Pazin
Publicado em 11/03/2022 às 23:23Atualizado em 01/06/2022 às 12:41
Doces Noêmia inaugura nova unidade do empório em Rio Preto (Johnny Torres 10/03/2022)
Galeria
Doces Noêmia inaugura nova unidade do empório em Rio Preto (Johnny Torres 10/03/2022)
Ouvir matéria

Mexendo o doce

Nascida em 1972, no distrito de Engenheiro Schmitt, a Doces Noêmia está ganhando um novo episódio em sua história. A marca irá transferir, em breve, a unidade do Empório Noêmia, que atualmente fica no Jardim Vivendas, para um novo endereço. Os proprietários do estabelecimento, Fernanda Foresto de Mendonça, Mário Artur Foresto e Patrícia Foresto Moura (na foto abaixo), além de Silvia dos Santos Foresto e Mário Artur Foresto Junior, herdeiros dos fundadores Orestes e Noêmia, estão investindo em um novo espaço, mais amplo, na avenida Anísio Haddad. Eles contaram à Coluna que ainda não há uma previsão de abertura do novo local, que passa por reforma. A marca, que trabalha diretamente com o consumidor final, comercializa doces caseiros, queijos e derivados de leite do laticínio Noêmia, além de produtos terceirizados.

Vitor Biagi, fundador do Grupo Biagi (Gabriel Vital 3/3/2022)
Galeria
Vitor Biagi, fundador do Grupo Biagi (Gabriel Vital 3/3/2022)

Da Penita ao Brasil

Hoje presente em 17 estados do Brasil, com 441 colaboradores diretos e mais de 5 mil indiretos, a Cene possui 24 filiais com 2,5 mil pacientes, em média, em atendimento e 29 UTIs móveis em operação. A empresa, que possui 36 anos de trajetória, nasceu na rua Penita, na Redentora, em um imóvel onde morou a família do Dr. Kaiser. Na fase inicial, a loja locava materiais médico-hospitalares e, aos poucos, foi agregando atividades, como serviços de enfermagem, ambulância simples, UTI móvel, home care e hospital de transição. A marca também concentra um Centro de Serviços Compartilhados, sediado em Rio Preto. A filial mais recente em processo de abertura fica em São Luís (MA).

Soluções aceleradas

Foi em uma garagem na Redentora que nasceu a Verhaw IT. Na época, a empresa atuava com locação de equipamentos de informática, necessidade percebida pelo atual presidente, Gustavo Arroyo. Com o passar do tempo, se estabeleceu em um espaço maior, no Distrito Industrial, e, em seis anos, expandiu suas atividades, ampliou seu quadro de funcionários e iniciou o atendimento de suporte técnico para todo o Brasil, estando hoje em mais de 800 cidades, com mais de 10 mil ativos e parcerias com fabricantes como Dell e Sophos. Com mais de 12 anos no mercado e 84 colaboradores, a Verhaw IT oferece soluções completas e seguras para acelerar a transformação digital dos negócios.

From Vila Ercília

Foi a partir de um início com três empreendedores e dois funcionários que nasceu a Kodilar, em maio de 1984, na Vila Ercília. Sete anos depois, já com apenas dois sócios e uma produção de 50 toneladas de produtos por mês, a empresa se une a 12 funcionários e se muda, em expansão, para o Jardim Paraíso. Três anos depois, a empresa passou a produzir 120 toneladas de produtos, com 50 funcionários. Em 1999, migrou para uma nova sede no Distrito Industrial e, dez anos depois, com o quadro empregatício triplicado, a Kodilar adquiriu mais uma área no Distrito Industrial Dr. Ulysses da Silveira Guimarães, local que também recebeu uma indústria da empresa em 2016. Hoje, o negócio conta com quatro centros de distribuição e 800 funcionários, que produzem 2 mil toneladas de alimentos por mês para 9,2 mil clientes ativos em todo o País.

Fruto do Higienópolis

Compacto Imóveis nasceu em uma pequena sala comercial em Rio Preto (Arquivo Pessoal)
Galeria
Compacto Imóveis nasceu em uma pequena sala comercial em Rio Preto (Arquivo Pessoal)

Criada em 2010, como administradora de condomínios, pela diretora Mariana Giorgi, a Compacto Imóveis surgiu em uma sala comercial de 40 m² (foto acima) no Higienópolis, onde a empresária atuava sozinha. Com o tempo, a empresa se tornou uma imobiliária focada em inovações e facilitações para o cliente. Após uma década de sua fundação, a empresa virou o Grupo Compacto, com três empresas: Compacto Imóveis, Compacto Administradora de Condomínios e Grupo Novo. Agora, são mais de 60 colaboradores em um prédio de 1.200m², com dois andares, na avenida Francisco Chagas Oliveira.

Mar e Rio

Atualmente com mais de 2 mil toneladas de produtos vendidos por mês, a Mar & Rio Pescados nasceu em 2003, fruto das vendas do empresário Júlio César Antonio, na garagem de sua casa, no Higienópolis. Hoje, a empresa importa seus produtos de mais de 17 países. Somente do Chile são 900 toneladas por mês de salmão fresco, que atendem a demanda nacional de restaurantes orientais e varejo. Além de Rio Preto, a marca conta com frota própria em oito estados e transportadoras parceiras atendem outros os demais estados, estando presente a empresa em todo o Brasil.

Direto da garagem

No episódio do podcast da Coluna desta semana, o empresário de Rio Preto Vitor Biagi (foto acima) conta sobre seu grupo, que comercializa franquias e serviços voltados ao setor automotivo. O empresário, fundador da Box Supreme, desenvolvedor da Excelentia Soluções e do aplicativo Meu Guia Carro, começou sua trajetória há quase 20 anos, em uma garagem que ainda integra os negócios do grupo, na avenida Philadelpho Gouvea Netto, tradicional ponto de concessionárias de venda de carros. O conteúdo já está disponível nas plataformas. Ouça: http://bit.ly/vitorbiagi

Nome de rua

O nome da rua Bernardino de Campos, onde o empresário Lucas Prestes investiu em um trailer de lanches, deu origem do nome de seu estabelecimento: a Bernardino’s Lanches. Tudo começou em 2015, em frente ao prédio onde funciona a unidade do Centro, que originou, três anos depois, a 2ª unidade, na mesma rua, no bairro Maceno. No ano passado, veio a 3ª unidade, em Santa Fé do Sul. Prestes contou à Coluna que, ao todo, já investiu R$ 1,2 milhão nos negócios. Este ano, a marca deverá concluir seu centro de distribuição. Uma nova unidade em uma cidade próxima a Rio Preto também deverá ser aberta até o começo de 2023.