SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 22 DE MAIO DE 2022
NEGÓCIOS EM PAUTA

Com nova onda de Covid, cresce a procura de testes por empresas de Rio Preto

Enquanto isso, empresários ‘testam’ investimentos de olho em diversos setores

Arthur Pazin
Publicado em 08/01/2022 às 03:39Atualizado em 08/01/2022 às 09:32
Coleta de amostra para teste de Covid-19 (Cecília Bastos Ribeiro/USP Imagens)

Coleta de amostra para teste de Covid-19 (Cecília Bastos Ribeiro/USP Imagens)

Para não repetir o passado

Com a nova onda de casos de Covid e síndromes gripais, algumas empresas de Rio Preto têm mostrado que aprenderam a lição em relação ao início da pandemia. Nos cinco primeiros dias úteis deste ano, por exemplo, o Ultra-X, centro de diagnósticos, que conta com duas unidades na cidade, foi procurado por cinco empresas em busca de testes de Covid para testagem em massa. Para se ter ideia, em dezembro, nenhuma empresa havia procurado o local para comprar os materiais. Agora, a estratégia é controlar quem está contaminado para direcionar ao isolamento, evitando contaminações que possam gerar medidas mais rígidas . Os testes procurados pelas empresas são os de antígeno, que ficam prontos em trinta minutos. Quem busca vai desde microempresas, que possuem até cinco funcionários, àquelas com mais de 100 colaboradores.

 Em busca de um ‘respiro’

Espaço ao ar livre para eventos no Villa Conte (Vanina Conte/Divulgação)

Apesar do cenário atual, a expectativa entre os empresários do setor de buffets para este ano é positiva. Para os empreendedores da área, a sensação é de um ano que precisa recuperar o que ficou perdido na pandemia, em meio à realidade de “cumprir contratos”. Voltar a respirar com tranquilidade só no ano que vem e, enquanto isso, nada de contratações futuras. Mesmo assim, há quem já procure data até para 2024. No Villa Conte, um dos locais mais buscados, é impossível agendar um evento em um sábado deste ano. O local agora conta com um espaço sobre as águas (foto acima), ideal para cerimônias religiosas e “afters”. A área tem sido disputada pelo diferencial de ser ao ar livre, tendência para “respirar” diante de tantas incertezas. Eventos corporativos também integram a agenda do espaço.​​​​​​​

 Agora vai!

O setor de eventos também tem atraído quem quer investir na área. Adquirido pelo empresário Fabrício Neves Elzark, no ano passado, inicialmente para fazer negócios, como compra e venda, o espaço onde funcionava o Buffet Manoel Carlos está sendo repaginado para se tornar um novo buffet. O local, que sediou recentemente um bar itinerante, chegou a ser negociado com outros quatro buffets da cidade para parcerias, mas será definitivamente comandado pelo comprador do local, junto a um sócio. A novidade contará com a gestão da empresária Adriana Cicone, que atua há 15 anos como cerimonialista e já esteve à frente de outros buffets. A previsão é de inaugurar o espaço em abril ou maio. O foco principal será festas e eventos sociais e empresariais. Um camarim exclusivo para noivas poderá ser a cereja do bolo.

 A voz do negócio

José Luis Franzotti durante participação no podcast Negócios em Pauta, do Diário (Johnny Torres 6/1/2021)

Na última quinta-feira, 6, a Coluna recebeu o empresário José Luis Franzotti (foto acima), diretor da Bebidas Poty, para a gravação do primeiro podcast “Negócios em Pauta”. Há 44 anos à frente da empresa, Franzotti, que já foi prefeito de Potirendaba três vezes e vice duas, falou sobre a história do empreendimento, principais desafios e conquistas, entre outros assuntos, como expectativa para os negócios em 2022 e até momentos pessoais, como o processo de separação de sua ex-mulher, a atual prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti. O bate-papo será publicado na próxima semana nas principais plataformas, como Spotify, Deezer e Google Podcasts.

 Expansão

Nos próximos meses, uma rede de postos de combustível de Rio Preto irá divulgar a compra de uma grande rede de postos nos estados do Paraná e Santa Catarina. A Coluna apurou que serão adquiridas pelo menos 20 novas unidades localizadas nas principais rodovias daquela região. Enquanto empresários de Rio Preto expandem fora daqui, empresas de fora também apostam em Rio Preto. A Bild Desenvolvimento Imobiliário, de Ribeirão Preto, por exemplo, já tem três empreendimentos na cidade, tendo lançado R$ 180 milhões em empreendimentos e gerando cerca de 300 empregos diretos. Em 2022, com o início das obras do edifício Murano, mais 150 novas vagas serão abertas. Além disso, a construtora já tem programado mais um lançamento para o 2º semestre deste ano novo.

 ‘Ni te tengo, ni te olvido’

Lançada em 1985 por Julio Iglesias, a canção "Não és minha e não te esqueço” (em português) seria a trilha sonora ideal para o cantor atualmente. Mas, em vez de se referir a uma mulher, como na música, o astro ainda não tem, mas não se esquece da fazenda que irá adquirir em Rio Preto. A Coluna apurou que, na próxima semana, uma pessoa de confiança do espanhol, da capital paulista, deverá começar a separar as propriedades que lhe serão oferecidas. Uma corretora de São Paulo, comandada por um familiar de um empresário rio-pretense ligado a eventos, já estaria envolvida na história. Por outro lado, o empresário de Rio Preto que informou ser o único autorizado a vender as terras ao astro disse que já está negociando duas grandes áreas no perímetro urbano. Ele reforçou que se “por acaso” alguma outra pessoa encontrar uma área melhor, terá que passar por ele antes “e ponto”. Será que também não há espaço para vírgulas e travessões?

 Sem crise

Novo Jerônimo Burger na avenida Juscelino Kubitschek em Rio Preto (Johnny Torres 7/1/22)

Recentemente, muito se falou por aí que o Grupo Madero estaria enfrentando dificuldades financeiras. Se é verdade ou não, parece que o suposto problema não chegou a Rio Preto. Com um restaurante no Shopping Iguatemi e uma unidade contêiner na rodovia Washington Luis, ambas com a bandeira Madero, além de uma unidade Jeronimo Track na Andaló, o grupo vai inaugurar, em março, sua segunda unidade Jeronimo Track na cidade. O local escolhido foi a avenida Juscelino Kubitschek (foto acima), em frente ao MC Donald’s, assim como na primeira. A previsão de inauguração é março. O local contará com atendimento físico, drive-thru e delivery. O restaurante contará com os hambúrgueres do chef Junior Durski feitos sob o calor da chapa prensada de aço carbono, em altíssima temperatura. O projeto arquitetônico é de Kethlen Ribas Durski, com foco na sustentabilidade, construído em containers marítimos reaproveitados de peças descartadas para transporte de carga.

 Energia milionária

A Energisa Sul-Sudeste, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 15 municípios da região de Catanduva, anunciou que, até 2025, vai investir mais de R$ 90 milhões na modernização do sistema elétrico que abastece a região. As obras devem colaborar com desenvolvimento econômico dos municípios atendidos pela distribuidora. Os projetos da companhia para a região incluem melhorias nas linhas de distribuição de média tensão; aquisição de novos equipamentos automatizados; construção de uma nova linha de distribuição de 34,5 mil volts, beneficiando os municípios de Irapuã e Sales; adequações nas subestações de Novo Horizonte e Catanduva I; conclusão da nova subestação no município de Itajobi; e construção da subestação Catanduva III.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por