Com investimento de R$ 500 mil, cervejaria aposta em novo modelo
Inaugurada oficialmente nesta semana, Cervejaria Rio Preto produz 14 tipos da bebida, incrementa cardápio e aposta em bar da fábrica


Remodelada e sob nova identidade, a Cervejaria Rio Preto foi inaugurada oficialmente nesta semana. Antiga Velvet, a empresa entrou para o portfólio da Covizzi Franchising a partir da sociedade de Guto Covizzi, Nivaldo Covizzi Filho e Nivaldo Mesquita. Empresa do ramo de alimentação, expertise da franqueadora, já está no radar do grupo franquear o modelo do bar da cervejaria no futuro.
A cervejaria passou por um amplo processo de remodelação no espaço físico, no cardápio de aperitivos e nas opções das cervejas e chopp artesanais. Os equipamentos da cervejaria já eram modernos, o que houve foi um aprimoramento na produção e ampliação dos estilos das bebidas. “Sou um apreciador de cervejas artesanais e sempre tive interesse pelo mundo cervejeiro. Surgiu a oportunidade de sermos sócios da antiga Velvet e entramos no negócio. Mudamos o nome e investimos em diversidade e qualidade para criar novas cervejas”, afirmou Nivaldo Covizzi Filho.
Além da fabricação de marcas próprias, a cervejaria produz para pequenas cervejarias de Rio Preto e região. Atualmente, são produzidos 14 tipos da bebida, desde pilsen, new england, APA e weiss. O complexo comercial reúne a cervejaria, o bar da fábrica e a hamburgueria Burger 11.
O empreendimento gerou 15 empregos inicialmente e os investimentos – apenas no bar – foram da ordem de R$ 500 mil. Com um cardápio recheado, além dos hambúrgueres, o bar da fábrica promete apresentações musicais em alguns dias da semana e telas para exibição de eventos esportivos. O empreendimento fica na avenida Romeu Strazzi, Jardim Europa.
Moda fitness

Há oito anos no mercado fitness e há pouco menos de um no sistema de franchising, a Zero Açucar, rede especializada em moda fitness, praia, casual e acessórios, inaugurou sua primeira unidade franqueada em Rio Preto nesta semana. Instalada na avenida Abrão Thomé, a empresa é dirigida pela empresária Maria Eduarda Fuzeti de Sousa. A loja é a primeira fora de Cascavel (PR), onde a marca nasceu. Para os próximos cinco anos, a rede prevê abrir 80 operações e também exportar. No ano passado, o faturamento superou os R$ 8 milhões. O investimento na franquia parte de R$ 280 mil, com retorno previsto em 22 meses.
Premiação nacional
O projeto social Setpar Solidária, da Setpar Empreendimentos, está participando do concurso GRI Awards, premiação nacional voltada às empresas do setor imobiliário, que selecionou dez projetos sociais do ramo. O projeto da urbanizadora de Rio Preto destina verba para atender às necessidades das comunidades carentes e instituições sociais que realizam um trabalho sério para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. As votações para escolher as três empresas destaques na categoria estão disponíveis até o dia 6 de outubro. Os planos da empresa são transformar o projeto no Instituto Setpar.
Um sonho doce
Um sonho que se concretizou. Com apenas 24 anos, a empreendedora Gabriela Assumpção acaba de inaugurar sua loja de doces em Rio Preto, a Hoje Pode, nome bastante apropriado para o negócio. Ela conta que, ao perder o estágio na faculdade de Engenharia de Produção, em Uberlândia, no pico da pandemia, teve de voltar para Rio Preto. Aqui, concluiu a universidade de forma on-line passou a fazer doces para manter sua renda mensal.
Em junho de 2020, Gabriela começou a fazer bolo em pote e a publicar nas redes sociais. Até junho, ela produzia, divulgava e ainda entregava os doces. Como a clientela cresceu, ela decidiu entrar para uma plataforma de entrega. “Com essa maior visibilidade, as encomendas cresceram muito. Fiquei produzindo em casa e atendendo também festas”, conta.
Nesse período, quando se encontrou na confeitaria, nasceu o sonho de ter a loja própria. Gabriela e a família passaram a economizar de olho nessa meta. Três semanas atrás começou a funcionar a Hoje Pode, na avenida Brasilusa. Os investimentos no negócio de família foram da ordem de R$ 60 mil. “Por enquanto trabalhamos apenas com retirada. O próximo passo é montar o ambiente para que o cliente possa consumir aqui”, diz. O cardápio inclui produtos como brownies, bombons de morango e outros doces.
Crescimento
A Solário Piscinas, empresa com mais de 30 anos de mercado, registrou aumento de 10% nas vendas nos oito primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é atingir 20% até o fim do ano. De acordo com Felipe Pirassolo Martinez, diretor-executivo da rede, a pandemia fortaleceu esse mercado, que teve crescimento de 120% entre 2020 e 2021, o pico da crise. “Apesar de todos os medos e incertezas que surgiram no início da pandemia, as vendas cresceram, surpreendendo até os gestores que estão há anos no mercado”, disse. A rede atua com piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017, entrou para o mercado de franchising e hoje soma 61 lojas e três parques industriais em São Paulo, Bahia e Goiás.