Diário da Região
MEIO AMBIENTE

Ciesp regional Noroeste Paulista promove evento nesta quinta-feira

O evento será na sede da entidade e comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho

por Liza Mirella
Publicado em 08/06/2022 às 01:27Atualizado em 08/06/2022 às 08:43
Logística reversa ainda enfrenta desafios, mas já há ganhos (Wenderson Araújo/Trilux/Divulgação)
Logística reversa ainda enfrenta desafios, mas já há ganhos (Wenderson Araújo/Trilux/Divulgação)
Ouvir matéria

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Noroeste Paulista realiza nesta quinta-feira, 9, um debate sobre dois temas importantes da pauta ESG (Environmental, social, and corporate governance, em inglês) para a indústria: logística reversa e mercado livre e cogeração de energia. O evento será na sede da entidade e comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Serão dois painéis com a presença de representantes da Cetesb, do Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor – Cetesb), da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol), de empresas privadas e entidades da sociedade civil. O evento é aberto ao público, empresários e interessados nos temas e terá transmissão pelo Canal do YouTube e da Instagram do Ciesp Noroeste Paulista.

“Embora as empresas saibam que o ESG traga resultados muito positivos, aplicar os pilares ainda é um grande desafio para a maioria das empresas. Já existe o movimento de mudança, até mesmo porque temos uma legislação de meio ambiente muito rigorosa, mas a agenda ESG não demanda apenas uma mudança de pensamento e de cultura, mas também de um trabalho focado em ações efetivas que reduzam os danos ao meio ambiente e melhores aspectos sociais de governança”, afirma a diretora do Ciesp, Aldina Clarete D’Amico.

Sobre investimentos em energia renovável e logística reversa, Aldina destaca que essa tem sido uma preocupação constante nas empresas e, muitas vezes, exige estratégias de longo prazo, afinal, gestão de recursos é sinônimo de segurança e corte de custos.

“A logística enfrenta desafios que abrangem pontos como, por exemplo, a destinação dos resíduos para reciclagem, sua coleta e envio às empresas recicladoras. Já houve uma enorme evolução, mas o caminho a percorrer é longo e por isso temos que realizar eventos que conscientizem empresas, empresários, colaboradores e sociedade de que a responsabilidade com a natureza, o respeito ao ser humano e a gestão responsável de tudo isso cabe a todos nós”, afirma Sandra Franzotti Gubolino, diretora de Sustentabilidade do Ciesp.