SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SÁBADO, 04 DE DEZEMBRO DE 2021
FERRAMENTA DE NEGÓCIOS

Aplicativo TikTok vira ferramenta para alavancar os negócios em Rio Preto

Pode até parecer apenas um aplicativo de entretenimento e dancinhas, mas se bem usado, o TikTok ajuda a alavancar as vendas de produtos e serviços; em Rio Preto empreendedores já aderiram à rede

Luciana Vinha
Publicado em 21/10/2021 às 22:18Atualizado em 22/10/2021 às 08:43
Cabeleireira Jéssica Ferro usa ferramenta e acredita que interação mais descontraída ajuda a conquistar clientes (Johnny Torres 21/10/2021)

Cabeleireira Jéssica Ferro usa ferramenta e acredita que interação mais descontraída ajuda a conquistar clientes (Johnny Torres 21/10/2021)

O TikTok, aplicativo chinês de vídeos curtos que ficou mundialmente conhecido pelas famosas dancinhas, principalmente em meio à pandemia, virou ferramenta de divulgação das micro e pequenas empresas e prestadores de serviço de diferentes áreas. Com mais de 3 bilhões de downloads, a plataforma ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, e, em função de sua grande popularidade e alcance, tem ajudado rio-pretenses a alavancar seus negócios.

É o caso do azulejista profissional Raphael Madeira, usuário ativo do TikTok desde fevereiro, com cerca de 40 mil seguidores. Ele compartilha em seus vídeos um pouco do dia a dia no trabalho e revela algumas dicas e macetes da profissão. “Procuro sempre passar um pouco do meu conhecimento profissional e isso tem me ajudado muito. Várias pessoas que começaram a acompanhar meu trabalho no TikTok passaram a me seguir no Instagram e se tornaram clientes”, diz.

Um dos seus vídeos com maior alcance atingiu a marca de 1,2 milhão de visualizações. “Geralmente compartilho um vídeo por semana. Posso dizer que 80% dos clientes são seguidores das redes sociais, inclusive do TikTok. Os outros 20% são indicação desses mesmos clientes ou de conhecidos”, diz Madeira, que torce para que o aplicativo permaneça e continue evoluindo. “Muitas pessoas acham que no TikTok só tem coisa à toa, mas estão enganadas, a plataforma tem ajudado muito aos prestadores de serviços como eu, a terem mais visibilidade e alcance de público”, diz.

Quem também aderiu ao TikTok e aumentou sua cartela de clientes é a cabeleireira Jéssica Pereira Ferro, 28, que usa o aplicativo há cerca de um ano. Ela acredita que essa interação mais descontraída com o público é uma boa oportunidade de apresentar seu trabalho e conquistar novos clientes. “O TikTok atrai várias pessoas e muitas que assistem aos vídeos passam a desejar fazer o mesmo corte, coloração, e assim ganho novas freguesas”, relata.

Jéssica considera o aplicativo a “onda do momento” e reforça que vale a pena investir. “As clientes amam. Até mesmo as mais tímidas gostam de participar dos vídeos e nos cobram para que possam compartilhar com as amigas. Posso afirmar que já tive muito retorno pelo TikTok”, comemora.

Clientes

Para a educadora física Ana Cláudia Paleta e para a fisioterapeuta Francielle Zatti, que são sócias e trabalham com Pilates, o TikTok é responsável por trazer ao estúdio boa parte dos clientes. “Estamos atuando há apenas seis meses, inauguramos o estúdio durante a pandemia, e tivemos a ideia de antes da abertura divulgar o trabalho nas redes sociais para captar clientes. Apesar de o Instagram e o Google serem as nossas principais chaves de captação, o uso do TikTok nos trouxe mais seguidores e podemos apontar para aproximadamente 90% de adesão de clientes todos os dias”, afirmam.

Elas compartilham vídeos bem-humorados, já fizeram a famosa “dancinha”, e acreditam que o TikTok é uma forma de mostrar o trabalho de maneira espontânea e íntegra, apresentando o que as pessoas gostariam de ver ou saber. “É impressionante como o TikTok traz visibilidade para o nosso trabalho. Por meio dele foi possível firmar parcerias como, por exemplo, participar da comemoração dos dez anos de uma das maiores marcas de aparelhos para Pilates do mercado”.

Cuidado com excessos

Para o especialista em marketing digital e gerenciamento de redes sociais Eduardo Thomaello, o TikTok é o lugar ideal para o comerciante que deseja alavancar as vendas. Ele explica que o segredo para ter sucesso na plataforma é criar conteúdos descontraídos e divertidos. “É uma oportunidade de mostrar um lado mais criativo e bem-humorado do seu produto ou serviço, de forma específica, com vídeos que vão direto ao ponto”.

Ele destaca que a melhor estratégia é estar perto do cliente sem que ele perceba que a intenção é vender. “Não faça um anúncio direto; o melhor tipo de conteúdo é aquele que exibe seu produto ou serviço, mas não parece um anúncio”, pontua.

Thomaello destaca que criar um plano de marketing é fundamental para não cometer erros e passar vergonha. “Pode parecer uma coisa óbvia a se fazer, mas muitas pessoas não o fazem e caem na armadilha de postar qualquer tipo de conteúdo sem nenhuma estratégia”.

Ele lista algumas atitudes que devem ser evitadas, como não definir o público-alvo e postar vídeos aleatórios, sem foco, e também usar o mesmo vídeo em todas as redes; o ideal, segundo ele, é criar conteúdos exclusivos para o TikTok. Ele diz que é preciso verificar possíveis violações de direitos autorais e obter consentimento antes de compartilhar comentários ou qualquer outro feedback.

Uma boa dica para aumentar as chances de viralizar os vídeos é ficar de olho nos ‘trends’ para descobrir as ‘hashtags’ do momento e adaptar o conteúdo de acordo com o que tendência, como os desafios e as dancinhas. “O motivo do sucesso da dança no TikTok é o algoritmo, um conjunto de indicadores usados para recomendar vídeos da plataforma. Quanto mais pessoas mostrarem interesse por determinado conteúdo, maior será a chance de ele ser mostrado a mais pessoas”. (LV)

Novidades para os pequenos

O TikTok lançou na quarta-feira, 20, recursos exclusivos para pequenos e médios empreendedores que possibilitam a criação de anúncios e campanhas na plataforma. As ferramentas estão disponíveis no ‘TikTok Ads Manager’, que é uma extensão do ‘TikTok For Business’, lançado no final do ano passado, específico para grandes marcas e criadores de conteúdo.

O novo recurso permite que o empreendedor defina o quanto quer gastar com publicidade, o alcance e a duração da campanha, e a plataforma fica responsável por exibir o anúncio para o público alvo no momento certo. Dentre as funcionalidades, o comerciante pode inserir cupons de desconto e anúncios pagos no feed para alcançar perfis de pessoas semelhantes aos clientes já existentes, além de avaliar e gerenciar o desempenho, eficácia e impacto dos anúncios. (LV)

Redes sociais

Especificações para negócios

Facebook

Número de usuários ativos: 2,7 bilhões

Gênero: 56,4% masculino e 43,6% feminino

Maiores grupos por idade: 25/29 e 30/49 anos

Usado para: Criar comunidades, postar imagens, vídeos e transmissão ao vivo, pesquisar e comprar produtos

Como usá-lo comercialmente: Crie comunidades e perfis públicos ou privados em torno da sua marca, poste imagens e vídeos promocionais e informativos, venda seus produtos e serviços gratuitamente nos grupos ou marketplace e crie lives para apresentação de produtos/serviços e interação com o público. Use o Facebook Ads para apresentar seus produtos e serviços para um público segmentado e gerar leads

 Instagram

Número de usuários ativos: 1 bilhão

Gênero: 49,1% masculino e 50,9% feminino

Maiores grupos por idade: 18/24 e 25/29 anos

Usado para: Buscar informações, realizar enquetes e encontrar inspirações para tudo

Como usá-lo comercialmente: Organize visualmente seus produtos e informações e inspire seu público-alvo com stories e conteúdo personalizado de acordo com suas preferências. Use coleções, enquetes, hastags e guias para agrupar seu conteúdo por interesses de seu público. Use o Instagram Ads para aumentar o alcance das publicações e engajamento com a sua marca.

 TikTok

Número de usuários ativos: 1 bilhão

Gênero: 53% masculino e 47% feminino

Maiores grupos por idade: 10/19 e 20/29 anos

Usado para: Assistir a vídeos em formatos curtos e longos

Como usá-lo comercialmente: Chame a atenção, promova o conhecimento da marca e dê vida aos produtos. O conteúdo do vídeo deve ser projetado para entreter, educar e inspirar seu público. Vídeos feitos exclusivamente para vender não vão envolver os espectadores. Use o TikTok Ads para aumentar seu público e conhecimento da marca.

 Fonte: Eduardo Thomaello, especialista em marketing digital e gerenciamento

de redes sociais

Azulejista Raphael Madeira mostra dia a dia no trabalho e dá dicas da profissão (Arquivo Pessoal)
Ana Cláudia Paleta e Francielle Zatti: rede social traz mais seguidores (Arquivo Pessoal)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por