Pode até parecer apenas um aplicativo de entretenimento e dancinhas, mas se bem usado, o TikTok ajuda a alavancar as vendas de produtos e serviços; em Rio Preto empreendedores já aderiram à rede
Cabeleireira Jéssica Ferro usa ferramenta e acredita que interação mais descontraída ajuda a conquistar clientes (Johnny Torres 21/10/2021)
O TikTok, aplicativo chinês de vídeos curtos que ficou mundialmente conhecido pelas famosas dancinhas, principalmente em meio à pandemia, virou ferramenta de divulgação das micro e pequenas empresas e prestadores de serviço de diferentes áreas. Com mais de 3 bilhões de downloads, a plataforma ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo, e, em função de sua grande popularidade e alcance, tem ajudado rio-pretenses a alavancar seus negócios.
É o caso do azulejista profissional Raphael Madeira, usuário ativo do TikTok desde fevereiro, com cerca de 40 mil seguidores. Ele compartilha em seus vídeos um pouco do dia a dia no trabalho e revela algumas dicas e macetes da profissão. “Procuro sempre passar um pouco do meu conhecimento profissional e isso tem me ajudado muito. Várias pessoas que começaram a acompanhar meu trabalho no TikTok passaram a me seguir no Instagram e se tornaram clientes”, diz.
Um dos seus vídeos com maior alcance atingiu a marca de 1,2 milhão de visualizações. “Geralmente compartilho um vídeo por semana. Posso dizer que 80% dos clientes são seguidores das redes sociais, inclusive do TikTok. Os outros 20% são indicação desses mesmos clientes ou de conhecidos”, diz Madeira, que torce para que o aplicativo permaneça e continue evoluindo. “Muitas pessoas acham que no TikTok só tem coisa à toa, mas estão enganadas, a plataforma tem ajudado muito aos prestadores de serviços como eu, a terem mais visibilidade e alcance de público”, diz.
Quem também aderiu ao TikTok e aumentou sua cartela de clientes é a cabeleireira Jéssica Pereira Ferro, 28, que usa o aplicativo há cerca de um ano. Ela acredita que essa interação mais descontraída com o público é uma boa oportunidade de apresentar seu trabalho e conquistar novos clientes. “O TikTok atrai várias pessoas e muitas que assistem aos vídeos passam a desejar fazer o mesmo corte, coloração, e assim ganho novas freguesas”, relata.
Jéssica considera o aplicativo a “onda do momento” e reforça que vale a pena investir. “As clientes amam. Até mesmo as mais tímidas gostam de participar dos vídeos e nos cobram para que possam compartilhar com as amigas. Posso afirmar que já tive muito retorno pelo TikTok”, comemora.
Clientes
Para a educadora física Ana Cláudia Paleta e para a fisioterapeuta Francielle Zatti, que são sócias e trabalham com Pilates, o TikTok é responsável por trazer ao estúdio boa parte dos clientes. “Estamos atuando há apenas seis meses, inauguramos o estúdio durante a pandemia, e tivemos a ideia de antes da abertura divulgar o trabalho nas redes sociais para captar clientes. Apesar de o Instagram e o Google serem as nossas principais chaves de captação, o uso do TikTok nos trouxe mais seguidores e podemos apontar para aproximadamente 90% de adesão de clientes todos os dias”, afirmam.
Elas compartilham vídeos bem-humorados, já fizeram a famosa “dancinha”, e acreditam que o TikTok é uma forma de mostrar o trabalho de maneira espontânea e íntegra, apresentando o que as pessoas gostariam de ver ou saber. “É impressionante como o TikTok traz visibilidade para o nosso trabalho. Por meio dele foi possível firmar parcerias como, por exemplo, participar da comemoração dos dez anos de uma das maiores marcas de aparelhos para Pilates do mercado”.
Para o especialista em marketing digital e gerenciamento de redes sociais Eduardo Thomaello, o TikTok é o lugar ideal para o comerciante que deseja alavancar as vendas. Ele explica que o segredo para ter sucesso na plataforma é criar conteúdos descontraídos e divertidos. “É uma oportunidade de mostrar um lado mais criativo e bem-humorado do seu produto ou serviço, de forma específica, com vídeos que vão direto ao ponto”.
Ele destaca que a melhor estratégia é estar perto do cliente sem que ele perceba que a intenção é vender. “Não faça um anúncio direto; o melhor tipo de conteúdo é aquele que exibe seu produto ou serviço, mas não parece um anúncio”, pontua.
Thomaello destaca que criar um plano de marketing é fundamental para não cometer erros e passar vergonha. “Pode parecer uma coisa óbvia a se fazer, mas muitas pessoas não o fazem e caem na armadilha de postar qualquer tipo de conteúdo sem nenhuma estratégia”.
Ele lista algumas atitudes que devem ser evitadas, como não definir o público-alvo e postar vídeos aleatórios, sem foco, e também usar o mesmo vídeo em todas as redes; o ideal, segundo ele, é criar conteúdos exclusivos para o TikTok. Ele diz que é preciso verificar possíveis violações de direitos autorais e obter consentimento antes de compartilhar comentários ou qualquer outro feedback.
Uma boa dica para aumentar as chances de viralizar os vídeos é ficar de olho nos ‘trends’ para descobrir as ‘hashtags’ do momento e adaptar o conteúdo de acordo com o que tendência, como os desafios e as dancinhas. “O motivo do sucesso da dança no TikTok é o algoritmo, um conjunto de indicadores usados para recomendar vídeos da plataforma. Quanto mais pessoas mostrarem interesse por determinado conteúdo, maior será a chance de ele ser mostrado a mais pessoas”. (LV)
O TikTok lançou na quarta-feira, 20, recursos exclusivos para pequenos e médios empreendedores que possibilitam a criação de anúncios e campanhas na plataforma. As ferramentas estão disponíveis no ‘TikTok Ads Manager’, que é uma extensão do ‘TikTok For Business’, lançado no final do ano passado, específico para grandes marcas e criadores de conteúdo.
O novo recurso permite que o empreendedor defina o quanto quer gastar com publicidade, o alcance e a duração da campanha, e a plataforma fica responsável por exibir o anúncio para o público alvo no momento certo. Dentre as funcionalidades, o comerciante pode inserir cupons de desconto e anúncios pagos no feed para alcançar perfis de pessoas semelhantes aos clientes já existentes, além de avaliar e gerenciar o desempenho, eficácia e impacto dos anúncios. (LV)
Especificações para negócios
Facebook
Número de usuários ativos: 2,7 bilhões
Gênero: 56,4% masculino e 43,6% feminino
Maiores grupos por idade: 25/29 e 30/49 anos
Usado para: Criar comunidades, postar imagens, vídeos e transmissão ao vivo, pesquisar e comprar produtos
Como usá-lo comercialmente: Crie comunidades e perfis públicos ou privados em torno da sua marca, poste imagens e vídeos promocionais e informativos, venda seus produtos e serviços gratuitamente nos grupos ou marketplace e crie lives para apresentação de produtos/serviços e interação com o público. Use o Facebook Ads para apresentar seus produtos e serviços para um público segmentado e gerar leads
Número de usuários ativos: 1 bilhão
Gênero: 49,1% masculino e 50,9% feminino
Maiores grupos por idade: 18/24 e 25/29 anos
Usado para: Buscar informações, realizar enquetes e encontrar inspirações para tudo
Como usá-lo comercialmente: Organize visualmente seus produtos e informações e inspire seu público-alvo com stories e conteúdo personalizado de acordo com suas preferências. Use coleções, enquetes, hastags e guias para agrupar seu conteúdo por interesses de seu público. Use o Instagram Ads para aumentar o alcance das publicações e engajamento com a sua marca.
TikTok
Número de usuários ativos: 1 bilhão
Gênero: 53% masculino e 47% feminino
Maiores grupos por idade: 10/19 e 20/29 anos
Usado para: Assistir a vídeos em formatos curtos e longos
Como usá-lo comercialmente: Chame a atenção, promova o conhecimento da marca e dê vida aos produtos. O conteúdo do vídeo deve ser projetado para entreter, educar e inspirar seu público. Vídeos feitos exclusivamente para vender não vão envolver os espectadores. Use o TikTok Ads para aumentar seu público e conhecimento da marca.
Fonte: Eduardo Thomaello, especialista em marketing digital e gerenciamento
de redes sociais
Azulejista Raphael Madeira mostra dia a dia no trabalho e dá dicas da profissão (Arquivo Pessoal)
Ana Cláudia Paleta e Francielle Zatti: rede social traz mais seguidores (Arquivo Pessoal)
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_left.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.0.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.1.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.2.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.3.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.4.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.5.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.6.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#auto_center.7.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/manual_right}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_left}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}{{/contentId}}{{/input-template}}{{/auto_center}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
{{input-template}}{{/input-template}}{{^input-template}}{{#contentId}}
teaser template default not found{{/image.contentId}}
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossas plataformas.
Ao utilizar nosso site, você aceita os termos de uso e política de privacidade.