Diário da Região
NEGÓCIOS EM PAUTA

Aplicativo rio-pretense de delivery movimenta R$ 10 milhões em 12 meses

Em todo o País, valor transacionado pela plataforma chega a R$ 1 bilhão

por Arthur Pazin
Publicado em 22/01/2022 às 03:30Atualizado em 22/01/2022 às 07:38
CEO da MenuDino (Divulgação)
CEO da MenuDino (Divulgação)
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Fome de negócio

Academia da Truss (Academia da Truss)
Academia da Truss (Academia da Truss)

Criada em Rio Preto em 2017, a plataforma de delivery MenuDino, da Consumer, startup especializada em software de gestão, registrou R$ 10 milhões em vendas em 400 estabelecimentos da região, em 2021. No País, o valor transacionado atingiu R$ 1 bilhão em mais de 30 mil empresas. O app ganhou força no mercado no início de 2020, por conta da pandemia. Na época, a plataforma gerou mais de R$ 140 milhões em vendas, superando 2019, cujo valor foi de R$ 90 milhões. O motivo deste novo resultado, segundo Renato Almeida, CEO da startup, é que a plataforma desobriga o pagamento de taxas. Ele contou à Coluna que o app mais popular do mercado, por exemplo, cobra de 12% a 23% de comissão diante dos pedidos, mais 3,5% na taxa para pedidos pagos via plataforma, e mensalidade de R$ 100 a R$ 130, valores que não são cobrados pelo MenuDino.

 

Vem aí

Faltam poucas etapas para Rio Preto ganhar uma faculdade de Direito, focada nos públicos A e B. O projeto, que aguarda autorização do MEC, deverá sair do papel ao longo deste ano e inaugurar no início de 2023, provisoriamente em um prédio alugado na zona sul. A intenção do advogado e professor responsável pela instituição de ensino, Paulo Baria, é levar a faculdade, até 2025, para o Eplenum, complexo da Emais Urbanismo que será inaugurado na marginal da rodovia BR-153. Além de Direito no período integral, a faculdade, que se chamará Fathemis, em alusão à deusa da mitologia grega, deverá contar também com aulas de Ciências Contábeis e Administração, no período noturno. Baria contou à Coluna que, até o momento, já investiu R$ 1 milhão no projeto.

 

Destaque

A Totvs Oeste foi eleita a “Melhor Unidade Totvs 2021” pela eficiência, serviços prestados e crescimento das operações. O anúncio foi feito na noite da última quinta-feira, 20, durante encontro com as 12 unidades regionais da empresa. Formada pelas unidades Noroeste Paulista, sediada em Rio Preto; Oeste Paulista, sediada em Bauru; Mato Grosso do Sul; e Norte do Paraná, a Totvs Oeste é hoje uma das maiores regionais do país, com mais de 1,2 mil clientes, 700 cidades atendidas e 250 colaboradores atuando diretamente em pequenos, médios e grandes negócios com soluções de manufatura, varejo, distribuição, agronegócio, logística, entre outras.

 

Academia do cabelo

Daqui a três ou quatro meses, Rio Preto ganhará uma nova unidade da Gelateria, sorveteria que por 30 anos marcou presença na cidade, no bairro Santa Cruz. Quem comandará a nova loja (foto acima) será o médico Paulo Togni Filho, junto a dois sócios e com participação ativa de Eliana Lucato, antiga proprietária do negócio. O estabelecimento será, agora, na avenida Juscelino Kubitschek, definido pelo novo proprietário como o “local mais agradável e badalado da cidade”, com fácil acesso. O espaço contará também com um drive-thru e espaço aberto. Além da Gelateria, Togni também investirá, ao lado do local, em uma hamburgueria. Juntos, os dois negócios terão investimento R$ 600 mil, contando adequação do terreno, compra de materiais e capital de giro.

 

‘Ô loco, meu!’

Nesta semana, o apresentador Fausto Silva, o Faustão, estreou seu programa diário na Band. Nos comerciais, uma empresa de Rio Preto surgiu entre as marcas que estão investindo em patrocínio para aparecer na nova atração do ex-global: a Mar & Rio Pescados. O empresário Julio Cesar Antonio, proprietário da empresa, contou à Coluna que fechou o patrocínio há oito meses, logo que Faustão anunciou a ida para o canal. A inserção custou R$ 27 mil mensais para 92 inserções e deverá durar três meses, totalizando R$ 81 mil. Falando em Mar & Rio, até março, a empresa deverá abrir uma unidade no Mercadão de Rio Preto.

Gelateria (Reprodução)
Gelateria (Reprodução)

A Truss, marca profissional de produtos para cabelo, de Rio Preto, inaugurou a Truss Academy (foto acima), espaço presencial que conecta educação e arte, a fim de oferecer os melhores conteúdos educacionais, desenvolver e capacitar profissionais cabeleireiros do Brasil e do mundo por meio de treinamentos práticos e teóricos em diversas modalidades e aprofundamento em capacitação técnica. Com equipamentos de última geração, a Transcend Hair Art Academy conta com uma estrutura de 768 m², na vicinal Padre Mariano de La Mata, com capacidade para aulas teóricas em um auditório para até 125 pessoas e um espaço “mão na massa” para até 40 pessoas.

 

Cartão digital

A plataforma Meu Web Card, projeto rio-pretense, chega ao mercado de cartões digitais para leitura por QR Code e por aproximação. Com tecnologia de ponta, os cartões MWC são sustentáveis, podem ser personalizados com a marca da empresa, além de serem facilmente editáveis. Ou seja, chegam para aposentar os antigos cartões de visitas impressos e oferecer oportunidades para diversos segmentos, com ênfase à área da saúde. Um dos destaques é o Safety Card, um cartão especial de segurança capaz de armazenar dados importantes como patologias e alergias, tipo sanguíneo, dados de convênio e contato de emergência, o que pode salvar vidas.

 

De volta pra casa

A holding Tarraf & Filhos está transferindo sua sede administrativa da Flórida, nos Estados Unidos, para Rio Preto. A controladora, presidida por André Tarraf, anunciou que está reorganizando sua estrutura para acelerar as estratégias de crescimento das empresas sob seu guarda-chuva no Brasil e os novos negócios previstos para 2022. Criada há cinco anos, a holding atua no segmento de gestão de capitais, bens próprios e soluções imobiliárias. A ela estão interligadas empresas brasileiras com forte atuação nos setores de construção civil, mercado imobiliário, operações financeiras e agronegócio. A holding ainda mantém sinergia com negócios e parceiros comerciais nos Estados Unidos. Nos anos 80, o empresário rio-pretense Antonio Tarraf Jr. decidiu investir nos EUA e assim nasceram os negócios, que retornam agora para casa com otimismo, principalmente no setor imobiliário.

 

Resgatando negócios