SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
CRESCIMENTO

Monitor do PIB aponta alta de 1,8% em março ante fevereiro

Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, houve expansão de 2,4% no primeiro trimestre de 2022, segundo o Monitor do PIB divulgado nesta terça-feira, 17, pela Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV)

Agência Estado
Publicado em 18/05/2022 às 01:25Atualizado em 18/05/2022 às 08:52
Um crescimento sustentado do PIB brasileiro ainda é um desafio (Pixabay / Banco de imagens)

Um crescimento sustentado do PIB brasileiro ainda é um desafio (Pixabay / Banco de imagens)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,5% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre de 2021. Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, houve expansão de 2,4% no primeiro trimestre de 2022, segundo o Monitor do PIB divulgado nesta terça-feira, 17, pela Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O avanço, porém, deve ser considerado mais como uma normalização da atividade econômica em relação ao patamar pré-pandemia do que como um momento de pujança de fato, apontou Claudio Considera, coordenador do Núcleo de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV). Segundo ele, um crescimento sustentado do PIB brasileiro ainda é um desafio.

“É muito mais uma volta ao período pré-pandemia. Ninguém fica muito feliz de saber que, depois de dois anos ganhando menos por causa de uma pandemia, voltou a ganhar o que ganhava antes. Todo mundo quer ganhar mais”, avaliou Considera. “Não é de hoje que o Brasil está andando de lado. Faz tempo que estamos com 1% de crescimento. Não dá para comemorar crescimento de 1% como se fosse um grande milagre. Crescer 1% é muito ruim, isso precisa ficar claro”, completou.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por