Diário da Região
BOLSA FAMÍLIA

Cerca de 5,4 milhões de beneficiários do Bolsa Família podem sofrer com redução no valor recebido

Cerca de 5,4 milhões de beneficiários do Bolsa Família podem não ser contemplados pela promessa de aumento no valor do benefício e teriam até uma redução após a substituição do programa pelo Auxílio Brasil

por Agência Estado
Publicado em 14/10/2021 às 00:21Atualizado em 14/10/2021 às 08:59
(Reprodução) ((Reprodução))
(Reprodução) ((Reprodução))
Ouvir matéria

Cerca de 5,4 milhões de beneficiários do Bolsa Família podem não ser contemplados pela promessa de aumento no valor do benefício e teriam até uma redução após a substituição do programa pelo Auxílio Brasil, segundo simulações do próprio governo. O número corresponde a 37% dos 14,7 milhões de atuais beneficiários da política social.

O pagamento de um "benefício compensatório de transição", no mesmo valor da diferença, evitará uma perda imediata. No entanto, esse benefício vai sendo reduzido à medida que o Auxílio Brasil sofre reajustes. Na prática, essas famílias podem passar alguns anos com o valor da ajuda congelado.

As estimativas constam em parecer de mérito emitido pelo Ministério da Cidadania em 2 de agosto, dias antes do envio ao Congresso da medida provisória que cria o Auxílio Brasil. Como o governo ainda não garantiu os recursos necessários à ampliação do programa, essas simulações foram feitas com o Orçamento já garantido de R$ 35 bilhões. O aumento no valor disponível pode afetar as estimativas finais. O Ministério foi questionado sobre quantas famílias seriam afetadas no cenário com mais recursos, mas não houve resposta até a publicação.