SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2022
ENERGIA SOLAR

Brasil ultrapassa marca histórica de potência operacional da fonte solar fotovoltaica

De acordo com a Absolar, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos desde 2012

Agência Estado
Publicado em 13/11/2021 às 03:21Atualizado em 13/11/2021 às 07:44
A energia solar representa  apenas 2% da matriz elétrica brasileira (Divulgação)

A energia solar representa apenas 2% da matriz elétrica brasileira (Divulgação)

O Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 12 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e em sistemas de pequeno e médio portes instalados em telhados, fachadas e terrenos, informou a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). De acordo com a entidade, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 60 bilhões em novos investimentos desde 2012.

"As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores", disse em nota o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Desde 2012, a geração solar evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. A fonte representa apenas 2% da matriz elétrica brasileira, mas a previsão é de crescimento nos próximos anos no Brasil e no mundo, podendo de tornar a principal geradora de energia até 2050. No caso da geração distribuída, houve aumento de 53% de janeiro a novembro deste ano.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por