Diário da Região
AGRONOTÍCIAS

Ministro Fávaro defende integração e diálogo entre países das Américas

Ele ressaltou a importância da cooperação internacional e da inovação para o desenvolvimento sustentável

por Mauricio Picazo Galhardo
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Charge Agronotícias (Charge Agronotícias)
Galeria
Charge Agronotícias (Charge Agronotícias)
Ouvir matéria

INTEGRAÇÃO AMERICANA

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro defendeu integração e diálogo entre países das Américas para fortalecer a agropecuária. Ele ressaltou a importância da cooperação internacional e da inovação para o desenvolvimento sustentável, em Brasília, na Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, promovida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), tendo o Brasil como país anfitrião. O ministro assumiu a presidência da Junta Interamericana de Agricultura (JIA). A posse ocorreu durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025. Também foi eleito o novo diretor-geral do IICA o Muhammad Ibrahim, para o mandato de 2026 a 2030.

MERCOSUL

Os participantes dos painéis do 1º Fórum Empresarial Agrícola do Mercosul realizado, na sede da CNA, debateram temas como desafios e oportunidades para o comércio mundial dos produtos agropecuários dos países do bloco. O secretário-geral da World Farmers Organization (WFO), Andrea Porro, participou da discussão. O conselheiro das Confederações Rurais Argentinas (CRA), Martín Rapetti, afirmou que temas ambientais e de bem-estar animal devem ser tratados de forma equilibrada.

URUGUAI, PARAGUAI E CHILE

O segundo painel do dia, mediado pelo ex-ministro da Agricultura do Uruguai, Fernando Matos, discutiu a sanidade animal. O presidente da Associação Rural do Uruguai (ARU), Rafael Ferber, ressaltou a importância de avançar na integração sanitária e genética entre os países do Mercosul. O presidente da Comissão de Relações Internacionais da Associação Rural do Paraguai (ARP), Dario Baumgarten, também enfatizou a necessidade de fortalecer a cooperação sanitária. A ministra da Agricultura do Chile, Maria Ignacia Fernandez, participou do painel e destacou a importância de fortalecer o Mercosul com foco em uma agenda agroexportadora sustentável. Já o secretário executivo da Farm, Raul Roccatagilata, disse que o bloco sul-americano tem papel essencial na cadeia agroalimentar global e está bem posicionado para atender o aumento da demanda mundial por alimentos. A última discussão do dia contou com uma palestra do representante do Brasil no Mercosul e na Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), embaixador Antônio Simões, sobre o "Mercosul Verde".

SEGURO RURAL

O fortalecimento do seguro rural e a criação de mecanismos permanentes de proteção ao produtor foram temas centrais da audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal. O debate atendeu ao Requerimento, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), e tratou do Projeto Lei, que cria uma linha de crédito emergencial para produtores que não receberam a indenização do seguro rural após perdas causadas por secas, geadas e enchentes.

CANA-DE-AÇÚCAR

O clima adverso, com restrição hídrica, irregularidades de chuvas e excesso de calor, registrado em fase de desenvolvimento das lavouras, principalmente no Centro-Sul, ainda em 2024 e em parte deste ano, influenciaram na produção da safra de cana-de-açúcar na safra 2025/26. A área estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a cultura no atual ciclo é de 8,97 milhões de hectares, superior 2,4% em comparação com 2024/25.

SÃO PAULO NA COP30

Na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que esta sendo realizada em Belém (PA), até 21 de novembro de 2025, com a participação de duas pesquisadoras da Apta Regional — instituição de pesquisa vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). A presença da Apta Regional reforça a integração da pesquisa agropecuária paulista à agenda climática global, incentivando inovação, conservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável. (Com informações de assessorias)

Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista