Diário da Região
AGRONEGÓCIOS EM PAUTA

Milho 

por Cristina Cais
Publicado em 23/10/2025 às 03:00
Preços do milho sobem nos portos (Wenderson Araújo/Trilux)
Galeria
Preços do milho sobem nos portos (Wenderson Araújo/Trilux)
Ouvir matéria

Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que os preços do milho se mantêm firmes. De acordo com a pesquisa, isso vem ocorrendo por conta da retração de produtores, que seguem focados na semeadura da safra verão 2025-2026. Nos portos, o Centro de Pesquisas avaliou que os valores do cereal avançam, refletindo as valorizações do dólar e do mercado internacional. Esse aumento nos preços nos portos tende a impulsionar também as cotações no interior do País, à medida que esse contexto eleva a paridade de exportação. Relatório divulgado nesta semana pela Conab mostra que a produção de milho para o ciclo 2025-2026 pode atingir 138,6 milhões de toneladas, o que representaria queda de 1,8% em relação ao volume da temporada anterior.

Cana-de-açúcar

O presidente do conselho da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), Gustavo Rattes de Castro, defendeu a criação de um índice de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) negociado em bolsa. Segundo Rattes, a ideia de um índice de ATR com cotação pública e referência de mercado poderia contribuir para aumentar a previsibilidade e reduzir a assimetria de informações entre produtores e usinas, fortalecendo toda a cadeia produtiva. “O setor sucroenergético brasileiro evoluiu muito em tecnologia, sustentabilidade e competitividade global. Mas, ainda temos desafios estruturais na formação de preços. Um índice de ATR negociado em bolsa poderia representar um avanço significativo em transparência e governança, beneficiando todos os elos da cadeia”, ressaltou.

Nobel da agricultura

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Soja), Mariangela Hungria, premiada na edição de 2025 com o Prêmio Mundial de Alimentação - World Food Prize (WFP), reconhecido como o “Nobel da Agricultura”, receberá a homenagem hoje, 23, às 21h (horário de Brasília), no Capitólio de Iowa, em Des Moines, nos Estados Unidos. A premiação celebra o impacto positivo das pesquisas da cientista brasileira e sua contribuição ao desenvolvimento de insumos biológicos para a agricultura brasileira. “A Embrapa acreditou e investiu por quatro décadas nas minhas pesquisas com biológicos, mesmo no início, quando ninguém acreditava que os biológicos atingiriam a extensão atual. Hoje, o sonho se tornou realidade, e o Brasil desponta como liderança mundial no uso de bioinsumos na agricultura”, afirmou Mariangela Hungria.

Fiscalização de orgânicos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intensificou as ações de fiscalização de produtos orgânicos no estado de São Paulo. As operações foram realizadas em Rio Preto, Pindamonhangaba e Taubaté e abrangeram feiras, mercados e pontos de venda especializados, com foco na verificação do cumprimento da legislação. De modo geral, as equipes constataram alto índice de conformidade entre os estabelecimentos fiscalizados, com poucas ocorrências registradas, o que reforça o compromisso do setor com a qualidade e a transparência. Em Rio Preto, foram coletadas amostras de mel, ovos, peito de frango e hortifrútis, atualmente em análise laboratorial, conforme informações do Mapa.