Mercado de imóveis fatura 18,8% a mais que 2019 em Rio Preto
Campanhas e quedas de juros seguraram o setor imobiliário durante o período da pandemia; com retomada, empresas apostam em bairros planejados


Apesar de uma queda de 33% nos lançamentos de imóveis entre junho de 2019 e maio de 2020, o montante do Valor Global de Vendas (VGV) negociado no período foi superior ao esperando, totalizando R$ 429,1 milhões, volume 18,8% maior ao registrado no levantamento passado, quando atingiu a marca de R$ 361,1 milhões.
Os dados são de um Estudo do Mercado Imobiliário de Rio Preto, realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) em parceria com a Robert Michel Zarif Assessoria Econômica.
Em um ano, Rio Preto lançou 2.110 imóveis, contra 3.147 unidades lançadas no ano anterior. Em termos de estoque, Rio Preto encerrou maio de 2020 com a oferta final de 1.911 unidades disponíveis para venda. O volume representa um crescimento de 15,8% em relação às 1.650 unidades não comercializadas no período anterior. Esta oferta é formada por imóveis na planta, em construção e prontos lançados nos últimos 36 meses (junho de 2017 a maio de 2020).
Para driblar o período de retração, as empresas recorreram a ações. A Setpar, por exemplo, realizou uma campanha de estoque, principalmente com o empreendimento Setlife, na rodovia Washington Luís, entre Rio Preto e Mirassol. O local, que foi entregue para a construção em fevereiro, foi alvo das vendas no período da pandemia para a demanda por bairro planejado aberto.
De acordo com Angelo Kelm, gerente de marketing da Setpar, as campanhas lançadas e que continuam acontecendo estão sendo importantes para garantir o montante esperado para a obra, o que tem feito com que a empresa entre na retomada com 50% de otimização.
Entre elas, o executivo citou a parceria com a 99 Táxi, aplicativo que busca o cliente na própria casa, e a ação de incentivo à construção para quem pretende comprar e morar com condições especiais.
Retomada aposta em loteamentos e bairrosA Setpar prepara para este semestre o Setparque Alta Vista, um novo bairro que será lançado na zona norte de Rio Preto. A novidade é que já está disponível o cadastro para cliente pelo site da empresa. Os interessados deverão entregar os documentos para garantir o seu lote ou residência até a segunda quinzena de setembro.
O empreendimento é o primeiro da retomada, que lançará, também este ano, o Setjardim Engenheiro Schmitt. Com 16% das obras totais concluídas até então e cadastro de clientes marcado para outubro, a novidade contará com uma área total de 182 mil m² em 391 terrenos com metragem a partir de 200 m².
Os terrenos serão mistos com lotes feitos para abrigar uma residência ou um comércio e o futuro bairro terá ainda uma área de lazer, que inclui minicampo de futebol, parque infantil, academia ao ar livre, mesas de jogos e pista de caminhada. Ao todo, serão investidos aproximadamente R$ 11 milhões em obras.
Queda de juros favoreceu setorNa contramão dos dados, a MRV, que apresentou um aumento de 32% nas vendas no segundo trimestre de 2020, na região, tem apostado nas facilidades comerciais, vendas no âmbito digital e na queda de juros para atrair quem busca pela casa própria. Neste mês de agosto, a empresa está realizando o Feirão Digital, com descontos em várias unidades, entrada em até 48 vezes e parcelas menores que o aluguel.
As imobiliárias da cidade também foram beneficiadas com os juros menores, driblando o período da pandemia. A Imobiliária Rossi, localizada na Boa Vista, por exemplo, foi premiada pela Caixa Econômica Federal como o estabelecimento do setor que mais alcançou resultados no primeiro semestre de 2020. Foram, em média, 60 financiamentos por mês pelo banco estatal em um momento em que os profissionais da área precisaram inovar na divulgação, investindo em meios tecnológicos para facilitar o atendimento.
Empresa do ramo investe em nova sedeA Impperial Empreendimentos inaugurou esta semana sua nova sede no 2º andar do edifício JK Avenue, no Jardim Pinheiros, em Rio Preto. Com 300 m², o novo ambiente faz parte dos novos investimentos da empresa, que atua no mercado imobiliário desde 1997, alinhada a projetos sustentáveis, tecnológicos e cuidados com o meio ambiente. Para 2020, a Impperial prevê investimentos de R$ 45 milhões com o lançamento de três novos empreendimentos.
Delivery impulsiona franquia de entregas em Rio Preto
Já são pelo menos 400 motofretistas cadastrados para o Neo Delivery, a nova startup de logística de entregas que Rio Preto passa a contar na próxima semana. A franquia, que teve R$ 56 mil de investimentos, será mais uma opção para quem quer pedir produtos direto de casa, desde busca de documentos e remédios a compras em lojas de confecções, calçados a alimentação. O usuário poderá, ainda, gratuitamente, escolher estabelecimentos não cadastrados para realizar seu pedido.
Leitura Empreendedora
Dica de Paulo Sader, empresário no agronegócio, produtor rural, advogado, economista e ex-presidente da Acirp
Ética na Vida das Empresas – Depoimentos e Experiências
Coordenado por Maria do Carmo Whitaker, o livro trata da ética como valor fundamental para a sustentabilidade das empresas, ou seja, sua duração competitiva no longo prazo. Considerando as grandes mudanças que já vinham ocorrendo e aceleradas pela pandemia da Covid-19, os valores que motivam as empresas, os empreendedores e colaboradores, a ética das empresas contidas na obra de 2007 ganham relevância neste momento de perplexidade, servindo de orientação e rumo para sair da crise, mantendo sua identidade. Sem filosofia profunda, aborda as questões com muito pragmatismo e objetividade.
Diário valoriza papel do corretor de imóveis
Na Semana do Corretor de Imóveis, o Diário lançou, no último domingo, 23, uma edição especial dos Classificados destacando a importância deste profissional para a escolha de um imóvel. Com foco nas novas tendências e oportunidades do mercado imobiliário, o suplemento dominical reúne as melhores ofertas do setor e ressalta por que negociar com um corretor de imóveis, principalmente neste bom momento para investir.
Shoppings investem em ações online
Com a pandemia do coronavírus, o Praça Shopping realiza, neste ano, a segunda edição 2020 do Economix em formato 100% digital. A ação, que começa nesta quarta-feira, 26, e vai até o sábado, 29, tem adesão de todos os estabelecimentos e conta com exposição e venda dos produtos via redes sociais, site e WhatsApp. Os descontos dos produtos variam de 20% a 70% nas lojas participantes, com opções de pagamentos variadas. Na semana passada, o Riopreto Shopping lançou um Guia de Compras Digital, incentivando os clientes ao consumo online. A novidade está disponível no site e aplicativo do centro comercial e conta com todas as lojas, oferecendo antecipação de compras e entrega de produtos.
Muffato inaugura segunda loja em Catanduva
Após inaugurar o Max Atacadista, em maio, o Grupo Muffato abriu as portas, nesta semana, em Catanduva, com sua segunda loja: o Super Muffato. Com design moderno, a unidade, que está instalada onde funcionou, por anos, o Supermercado Maranhão, no Centro da cidade, chega ao município com a oferta de 300 empregos e investimento de R$ 25 milhões em uma área de 8 mil m².
Profissionais apostam no digital
Há pelo menos 10 anos, a doutora em Ciências da Saúde, Tina Zampieri, viaja pelo Brasil para ministrar cursos de capacitação a profissionais da área de saúde mental. Com a pandemia do coronavírus, ela encontrou no formato digital uma alternativa para ministrar seus cursos. Até o momento, a profissional da Ciclo de Mutação oferece sete cursos online, que vão de R$ 100 a R$ 4,5 mil. O fisioterapeuta Wallace Stefanini, que já trabalhou com o Mirassol e com a Seleção Brasileira Olímpica, também lançará, em setembro, totalmente online, seu curso anual sobre massagem esportiva, que acontece há cinco anos pelo Brasil.
Cursos têm investimentos em plataformas e recorrem a parceriasPara adaptar os cursos, que eram ministrados presencialmente, os profissionais da região precisaram fazer uma série de investimentos. Tina Zampieri teve um custo 40% maior, em média, em comparação às viagens, com contratações da assinatura da plataforma, aquisição de câmera, som e contratação de editores de vídeo, além de parcerias com profissionais de outras regiões. A parceria também foi a aposta de Wallace Stefanini, que fechou negócio com uma empresa do ramo de marketing digital e vem se preparando, desde o começo da pandemia, por meio de cursos online para a atividade. Os gastos e lucros serão divididos igualmente entre o massagista e a empresa.
Evento da Semana
O Bom Dia Associado, ação da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) que promove networking entre os associados, foi modificado para atender à demanda de empresários que querem mostrar seus negócios e (re)ativar sua rede de contatos, acontecendo, agora, em forma de live.
O evento passa também a ser gratuito para não associados e está marcado para esta sexta-feira, 28, a partir das 8h30. Para participar, basta ligar na Acirp e fazer sua inscrição e adquirir o link para o encontro. As edições do Bom Dia Associado são mensais, sempre no final de cada mês.
Neste mês, a ação terá uma pocket palestra com o Diretor de Comunicação e Marketing da Acirp, Stefanos Alexakis, com o tema: "Como desenvolver o hábito da boa gestão de vendas e divulgação no seu negócio?". Mais informações pelo telefone: (17) 3214-9433