Fórum em Rio Preto discute ações sociais para jovens
Na próxima quinta-feira, 28, Rio Preto será palco do Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho, que acontece no auditório do Senac, das 14h às 20h. A proposta é reunir, em um único dia, representantes de projetos sociais, poder judiciário, empresas, secretarias municipais e instituições de ensino para alinhar estratégias para melhorar a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho.
A programação inclui palestras jurídicas, apresentação de cases, salas temáticas de discussão e um painel de parcerias para o desenvolvimento. O encerramento será marcado pela palestra “Transformação pelo Empreendedorismo Social”, com o jovem empreendedor Matheus Cardoso, integrante da lista Forbes Under 30.
Segundo a diretora social da Apeti, Yonei Scotelari, o Fórum surge da necessidade de maior integração. “A maioria dos projetos enfrenta problemas parecidos, como dificuldade de financiamento, pouca aproximação com as empresas de recrutamento e desafios na divulgação. O Fórum não é somente um evento, mas um dia de trabalho para aproximar todos os envolvidos e extrair frentes de ação factíveis”, afirma.
O gerente do Senac Rio Preto, Murillo Michel, destacou a importância da união de esforços. “Somente com a junção de entidades e associações podemos promover a transformação social que tanto buscamos. Projetos como o Galera Tech da Apeti mostram que, quando há cooperação, os resultados aparecem: jovens já estão empreendendo ou inseridos no mercado.”
O juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, reforçou o papel da profissionalização para afastar adolescentes da vulnerabilidade.
“A escolarização aliada à profissionalização são instrumentos valiosos de inclusão no mundo do trabalho e de afastamento da marginalização”, lembrou, citando a parceria entre a Fundação Casa e a Apeti, que oferece cursos de tecnologia a internos. “Já temos casos de adolescentes que, ao sairem da instituição, conseguiram oportunidades em empresas como a Rodobens”, destacou.