Fitch coloca ratings do grupo em observação negativa
O aumento das incertezas quanto ao futuro da Enel SP fez a agência de avaliação de risco Fitch colocar em observação negativa os ratings nacionais de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da controladora Enel Brasil, de suas subsidiárias e das respectivas emissões de debêntures.
Os processos especiais de fiscalização regulatória, previstos até março de 2026, somados ao agravamento das tensões políticas, ampliam os riscos de continuidade, ainda que a Enel SP atenda aos critérios de renovação”, escreveu a Fitch.
A agência de avaliação de risco citou que a não renovação da concessão da Enel SP até junho de 2027 pode desencadear o vencimento antecipado de dívidas com terceiros caso não seja vinculada garantia da Enel Brasil ou fiança bancária.
Também afirmou que a caducidade da concessão ou a não renovação contratual pode gerar impacto material sobre o perfil de crédito do grupo “e resultar em rebaixamentos em múltiplos graus”.