Fed decide reduzir os juros nos EUA
O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) reduziu sua taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual nesta quarta-feira, 17, e projetou que faria isso mais duas vezes neste ano, à medida que cresce a preocupação do Banco Central com a saúde do mercado de trabalho do país.
Com o anúncio, os juros americanos passaram para o intervalo de 4,00% a 4,25% ao ano, após cinco reuniões consecutivas nas quais permaneceram inalterados.
A medida é o primeiro corte do Fed desde dezembro. Os funcionários do Fed, liderados pelo presidente Jerome Powell, mantiveram a taxa inalterada este ano, enquanto avaliavam o impacto das tarifas, da aplicação mais rigorosa das leis de imigração e de outras políticas do governo Trump sobre a inflação e a economia.
No entanto, o foco da autoridade monetária mudou rapidamente da inflação, que permanece modestamente acima da meta de 2%, para o emprego, já que as contratações praticamente pararam nos últimos meses e a taxa de desemprego subiu.
Taxas de juros mais baixas poderiam reduzir os custos dos empréstimos hipotecários, de automóveis e comerciais, além de impulsionar o crescimento e a contratação de mão de obra.
“Os riscos de queda no emprego aumentaram”, afirmou o Fed em comunicado após sua reunião de dois dias. Autoridades do Fed também sinalizaram que esperam reduzir a taxa básica mais duas vezes este ano, mas apenas uma vez em 2026, o que pode decepcionar Wall Street.