Diário da Região
NEGÓCIOS EM PAUTA

Empresas de energia solar miram expansão na região de Rio Preto

Com consumo de fontes de energia não tradicionais em alta, empresas miram na expansão do setor na região

por Arthur Pazin
Publicado em 07/05/2021 às 21:22Atualizado em 06/06/2021 às 00:11
Exibindo 0 de 0
Arthur Satini, diretor da Ecori Energia Solar (Divulgação)
Arthur Satini, diretor da Ecori Energia Solar (Divulgação)
Flávio Rodrigues, engenheiro eletricista e proprietário da Lumensol (Divulgação)
Flávio Rodrigues, engenheiro eletricista e proprietário da Lumensol (Divulgação)
Usina Solar da Flora Energia Limpa em Cajuru, na região de Ribeirão Preto (Divulgação)
Usina Solar da Flora Energia Limpa em Cajuru, na região de Ribeirão Preto (Divulgação)
Placas de energia fotovoltaica da Lumensol, de Rio Preto (Divulgação)
Placas de energia fotovoltaica da Lumensol, de Rio Preto (Divulgação)
Guilherme Verdi é sócio-fundador da Flora Energia Limpa (Divulgação)
Guilherme Verdi é sócio-fundador da Flora Energia Limpa (Divulgação)
Ouvir matéria

Cada vez mais a energia limpa e renovável têm ganhado espaço no mercado, seja para o consumidor doméstico ou para empresas, o que tem gerado novos negócios.

Criada em 2018, em São Paulo, a Flora Energia aposta no setor doméstico, oferecendo energia renovável para casas e apartamentos com garantia de 10% de desconto na conta de luz. A empresa tem como um dos sócios-fundadores Guilherme Verdi, neto de Waldemar de Oliveira Verdi, fundador da Rodobens.

Ele contou à Coluna que atualmente são 13 usinas espalhadas em todo o País. Cada uma tem capacidade para atender 1,5 mil consumidores. Para o investimento destas estruturas, a empresa investiu R$ 55 milhões. A mais próxima de Rio Preto, que já está no campo de atuação da empresa, é a de Cajuru, na região de Ribeirão.

Neste momento, a empresa realiza sua primeira captação para montar sua primeira usina na região de Rio Preto. A ideia é finalizar essa captação em junho. Por aqui, a Flora já tem parcerias para levar a opção como benefício aos colaboradores em algumas empresas, como GVI, Verhaw, On Me, Senhor Síndico e Performa Mais.

Fazendo a própria energia

Na próxima semana, a Lumensol Engenharia Elétrica, que atua no setor há 25 anos em Rio Preto, vai concluir a instalação de uma microusina de geração de energia solar fotovoltaica. O projeto experimental irá gerar energia para a obra do prédio Residencial Holt Place, da Hugo Engenharia, localizado no Condomínio Reserva da Mata, em Rio Preto. Ao encerrar a obra, a microusina será movida para a cobertura do prédio para gerar energia limpa para as áreas comuns do empreendimento.

FALANDO NISSO...

Economia e investimento

A microusina da Lumensol conta com 52 painéis de 465 Watts, cada um totalizando uma potência de 24.180W, o que representa uma geração média mensal de 2.900 kWh/mês, economia média de R$ 2.200,00 por mês. A coluna apurou que a construtora teve um custo aproximado deR$ 100 mil total e o retorno do investimento pode variar de quatro a cinco anos. A vida útil do projeto é de pelo menos 25 anos.

Crescimento

Fundada em 2010, em Rio Preto, a Ecori Energia Solar tem registrado crescimento na procura pela energia fotovoltaica. Segundo a empresa, de 2019 para 2020, o aumento nas vendas foi de 75%. O crescimento pode ser notado pelo quadro de funcionários da Ecori, que aumentou em 99% o número de colaboradores entre 2019 e 2020. Nos primeiros quatro meses deste ano, o aumento foi de 25%.

Expansão

com o crescimento, a Ecori passou a expandir seus centros de distribuição (CD). Após a inauguração do segundo CD, em 2019, em itajaí (SC), aempresa abriu o terceiro em Barueri (SP), no ano passado. Até o final do ano, a expectativa da Ecori é inaugurar mais quatro CDs espalhados pelo País. A expectativa de crescimento no mercado é positiva para 2021, uma vez que comparando apenas o 1º trimestre de 2021 com o 1º trimestre 2020, a empresa já registra crescimento de 39%.

NOTAS

Empresário Filipe Risse, da Workshow (Divulgação)
Empresário Filipe Risse, da Workshow (Divulgação)

Imóveis em alta

O Grupo Impper lançou, nesta semana, a segunda fase do Raízes Impperial, condomínio fechado de casas térreas na região sul de Rio Preto. Serão 123 imóveis em duas modalidades. O Valor Geral de Vendas (VGV) desta nova fase é de R$ 51 milhões. Na primeira fase, as 116 casas disponibilizadas foram comercializadas de forma 100% digital.

Jogada de craque

Os empresários de Rio Preto Joaquim Alves de Souza Neto e Gustavo Antonio Prado de Souza investiram cerca de R$ 50 mil para lançar o Choque Rei Arena, espaço que visa proporcionar entretenimento em conjunto com esporte. O local conta com um showball e com o Choque Beer, pub gastronômico. O espaço já está funcionando com capacidade reduzida, dentro das atuais medidas do Plano São Paulo. Relacionado ao universo do futebol, o projeto do negócio conta também com backdrop em espaço para entrevista.

'Boom' dos barracões

O crescimento do e-commerce mexeu com a construção civil, que viu aumentar o número de obras voltadas ao armazenamento de produtos vendidos pela internet. Um exemplo: dos 50 novos projetos iniciados pela Protendit, empresa de Rio Preto do segmento de pré-fabricados - material em concreto usado em larga escala na construção de barracões -, do segundo semestre de 2020 para cá, pelo menos 15 estão ligados a esta área. Um deles é um galpão em construção para o Grupo GLP, em Guarulhos, e outro do Grupo Vittia, de Ribeirão Preto.

Força feminina

Gabryella Corrêa, CEO e fundadora da startup Lady Driver, compartilhará a história que revolucionou os aplicativos de transporte, na próxima terça-feira, 11, a partir das 19h, no Mentoring LIDE Mulher Noroeste Paulista. A criadora do app de transporte exclusivo para mulheres - passageiras e motoristas - falará, no encontro, sobre a história que a motivou a empreender no ramo. O encontro será exclusivo para filiados. Anote na agenda!

Brindando negócio

O mirassolense Filipe Risse (foto) é um dos sócios da nova empreitada da WorkShow, responsável pela agenda de artistas como Zé Neto & Cristiano e Marília Mendonça. Neste mês, a empresa lançará o Potiguar, sua própria marca de chope, em Rio Preto. O produto já é comercializado em garrafa pet de 1,5 litro em cidades como Brasília, Goiânia, Uberlândia e Uberaba. A campanha publicitária do chope é protagonizada pela dupla sertaneja Maiara & Maraísa. O produto já pode ser encontrado em pontos de venda de Rio Preto e Mirassol. A Coluna apurou que uma equipe do Potiguar desembarcou em Rio Preto na última quarta-feira, 28, para escolher um ponto, na região Sul, para instalar o bar/restaurante que levará o mesmo nome da bebida.