Diário da Região
Agronegócios em pauta

Dia de campo

por Cristina Cais
Publicado há 21 horas
Pecuária com sistemas integrados em dia de campo (Divulgação)
Galeria
Pecuária com sistemas integrados em dia de campo (Divulgação)
Ouvir matéria

Tecnologias que podem aumentar a produtividade e a rentabilidade da fazenda serão apresentadas na prática durante o Dia de Campo na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, que acontece amanhã, dia 5. Técnicos e produtores terão a oportunidade de conhecer, no campo, estratégias para a conversão de pastagens degradadas por meio da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e de sistemas integrados com árvores (ILPF). Segundo a Embrapa, a atividade prática faz parte da programação do X Simpósio de ILPF do Estado de São Paulo, que começou nesta quinta-feira, 4. Amanhã, os participantes vão poder contar com demonstrações de tecnologias de grande impacto econômico e ambiental, pois esses sistemas de produção têm potencial para reduzir gases de efeito estufa (GEE) e para o sequestro de carbono. Entre as demonstrações, os pesquisadores vão apresentar, por exemplo, como converter pastagens degradadas com a ILP, entre outras técnicas importantes para a pecuária.

Açúcar

Após registrar nesta semana o menor patamar da atual safra 2025-2026, de R$ 105,52/saca de 50 kg do açúcar cristal branco, pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) avaliaram uma reação no mercado, com o preço de R$ 108/sc, fechando o mês de novembro. Ainda assim, no balanço do mês, a baixa foi de 4,53%. Segundo pesquisadores do Cepea, as desvalorizações refletem um mercado comprador mais cauteloso, possivelmente antecipando uma maior disponibilidade de produto com o avanço da safra 2025 e a continuidade das operações de moagem em diversas regiões produtoras de cana-de-açúcar. Para os produtores, essa dinâmica de preços apresenta desafios significativos, especialmente diante dos custos elevados.

Milho

A procura doméstica por milho voltou a se aquecer na semana passada, o que elevou os preços do cereal na maioria das regiões do País. Conforme pesquisa do Cepea, parte dos consumidores que priorizava o uso de estoques ou aguardava desvalorização voltou ao mercado, para recompor os estoques e se programar para o final de 2025. Do lado da oferta, o Cepea avaliou que vendedores estão focados na semeadura da safra verão e atentos a esse retorno dos consumidores, limitando o volume de mercadoria para entrega imediata, reforçando a alta nas cotações.

Mercado para o agro

O agronegócio obteve mais oportunidades de mercados (Divulgação)
Galeria
O agronegócio obteve mais oportunidades de mercados (Divulgação)

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o governo brasileiro concluiu negociações sanitárias e fitossanitárias com os governos das Filipinas, da Guatemala e da Nicarágua, que permitirão ao Brasil exportar diversos produtos agropecuários para aqueles países. Para as Filipinas foram autorizadas a exportação de gordura bovina do Brasil. Na Guatemala, o Brasil obteve autorização fitossanitária para exportar arroz beneficiado (sem casca). E na Nicarágua, as autoridades fitossanitárias autorizaram o Brasil a exportar sementes de milheto, crotalária e nabo, insumos estratégicos para a agricultura tropical, que contribuem para o aumento da produtividade e a redução da dependência de fertilizantes minerais. Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 496 aberturas de mercado desde o início de 2023.