Diário da Região
FRANGO

China reabre mercado para o Brasil

por Agência Estado
Publicado há 5 horas
Ouvir matéria

A China retirou a proibição de importação sobre o frango brasileiro, informou a Administração Geral das Alfândegas do país (GACC), em comunicado. “Com base nos resultados da análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) fica suspensa a proibição a partir da data deste anúncio”, diz o comunicado divulgado nesta sexta-feira, mas com data de 31 de outubro.

O governo brasileiro já foi, inclusive, comunicado pelas autoridades chinesas da retirada da proibição de importação sobre frango brasileiro.

As exportações brasileiras de produtos avícolas à China estavam suspensas desde 16 de maio, quando foi registrado um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Neste caso, o Brasil suspende automaticamente os embarques à China, conforme prevê o protocolo bilateral sanitário acordado entre os países.

Segundo fontes, a liberação das exportações vale para todo o território nacional, inclusive para o frango proveniente do Rio Grande do Sul, o qual estava suspenso desde julho de 2024, em virtude de um caso da doença de Newcastle. Ainda nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura deve enviar um comunicado via Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) sobre a retomada das certificações de exportações para os frigoríficos brasileiros. Até o momento, os 59 frigoríficos de frango e produtos avícolas brasileiros aptos a exportar a proteína a China permanecem “desabilitados” no site da GACC, o que deve ser corrigido em breve.

A decisão chinesa não foi vista como surpresa em Brasília, já que pelo menos há uma semana circulava nos bastidores que a retomada das exportações de frango brasileiro para o país asiático era iminente. De acordo com fontes, a decisão da GACC de liberação do frango brasileiro havia sido aprovada há mais de uma semana. Entretanto, era necessária uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China para deliberar sobre o tema, o que ocorreu na tarde desta sexta-feira (madrugada de sexta-feira no Brasil).

Frigoríficos já esperavam a liberação para esta sexta-feira. Gigantes do setor já prepararam a retomada das linhas de produção destinadas ao país asiático para a próxima segunda-feira.

A China é o principal destino do frango brasileiro, sendo responsável por 13% dos embarques da proteína brasileira. Em 2024, o Brasil exportou 561 mil toneladas de carne de frango à China, gerando US$ 1,288 bilhão em vendas externas, segundo dados do Agrostat - sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.